O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) garante que a pré-candidatura a deputado federal do seu filho Emanuel Pinheiro da Silva Primo, o Emanuel Filho, ainda está de pé e ele está pronto para enfrentar as críticas por conta do vídeo no qual aparece colocando dinheiro no paletó. “O meu filho ele é muito melhor que o pai em todos os aspectos. Tem todas as minhas qualidades e nenhum dos meus defeitos”, sustenta o emedebista após visita às obras do novo pronto-socorro da Capital, ontem (29).
Reprodução
Emanuel Filho volta a entrar no páreo para candidatura a deputado federal e vai "enfrentar" vídeo do paletó
Emanuelzinho, como é conhecido por amigos e familiares, havia recuado da intenção após o vídeo do pai, então deputado estadual, ter sido veiculado em rede nacional recebendo maços de dinheiro, sendo suposto pagamento de propina a parlamentares. O prefeito nega irregularidade e diz que era dinheiro de pagamento de uma pesquisa eleitoral.
Apesar de sustentar que o filho está preparado, o prefeito pontua que não influencia na decisão de Emanuelzinho. No entanto, o pai diz que acompanha o “despertar dessa vocação”. “Vi que tem pegada e vontade de contribuir e servir. Agora está nas mãos de Deus. Não é decisão fácil ter seu filho candidato, tendo outros companheiros na disputa”, declara.
Emanuel ressalta ainda que seu filho não pode ser relacionado com vídeo, no entanto, admite que o assunto pode voltar à tona nas eleições deste ano. Por isso, defende que o rapaz não pode pagar o pato. “Como ele sabe que não tenho nada a ver com aquilo e vamos provar, ele tem que entender que a vida pública é isso mesmo. Você é cobrado, tem que ser cobrado. Essa situação que o pai dele terá que provar. Ele sabe a verdade. Mas é do jogo”, afirma.
Caso tenha sucesso na carreira política, ele será a terceira geração da família Pinheiro a atuar na vida pública. O avô Emanuel Pinheiro, morto prematuramente em 1974, foi deputado estadual e presidente da Assembleia. Seu pai conquistou nas urnas mandatos de vereador, deputado estadual e, em 2016, prefeito de Cuiabá.
Familiocracia
Emanuel Pinheiro não será o primeiro político a alavancar a carreira de familiares, na chamada familiocracia. Outras lideranças com ou sem mandato também colocaram familiares na vida pública no período recente.
O ex-presidente da Assembleia José Riva não deixou a política partidária sem antes viabilizar a eleição da filha Janaina Riva (MDB) para deputada estadual. O ex-senador Jayme Campos (DEM) também foi fundamental para reeleger a esposa Lucimar Campos (DEM) prefeita de Várzea Grande.
Outro caso que chama atenção é do casal Oscar e Luciane Bezerra, ambos do PSB. Luciane era deputada estadual e abriu mão da reeleição para o marido conquistar vaga na Assembleia em 2014. Depois, passou pela presidência no Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e foi eleita prefeita de Juara.
0 comments:
Postar um comentário
SITE SITE CUIABÁ FOCO MT