Após 2h30, termina Debate na Record - veja vídeos

João Vieira

Candidatos Renato Santtana, Procurador Mauro, Wilson Santos, Julier Sebastião, Emanuel Pinheiro e Serys Slhessarenko, junto ao mediador do debate, jornalista Antônio Carlos Silva
Mantendo a tradição de instrumento da democracia, a TV Record Cuiabá realiza hoje (29), o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Cuiabá.
Participam do programa, que começou às 11 horas da manhã, os 6 postulantes ao comando do Palácio Alencastro, mesmo aqueles que não atendem aos requisitos da legislação eleitoral.
Isso porque, das quatro candidaturas com acesso garantido, três liberaram a entrada dos candidatos cujos partidos não possuem 10 deputados federais.
Estão presentes ao debate os candidatos Emanuel Pinheiro (PMDB), Julier Sebastião (PDT), Procurador Mauro (PSOL), Renato Santtana (Rede), Serys Slhessarenko (PRB) e Wilson Santos.
Acompanhe os principais momentos e íntegra em vídeos
13h30 - Após as considerações finais, programa é encerrado 
13h18 - Debate chega ao final com a fase de considerações finais. Renato Santtana agradece a abertura da Record para que todos os candidatos participassem do debate e pede votos.
Julier é o segundo. Faz um apanhando das propostas e se restringe a pedir votos e fala que está disponível a debater nas redes sociais.
Wilson agradece e aproveita para dizer que o teto do pronto-socorro nunca caiu e sim o forro. Pede que a população avalie toda a sua carreira política e diz que é candidato de Taques, de Mauro Mendes e de Leonardo...
Emanuel agradece a população pela recepctividade de seu nome nas ruas quando sai para fazer campanha, agradece aos candidatos a vereadores e pede voto.
Mauro destaca o desejo de mudança e o fim da política e dos políticos tradicionais e pede ajuda a todos que ajudem na campanha do Psol.
Serys encerra dizendo que Cuiabá precisa de uma mulher na prefeitura para comemorar os 300 anos e ressalta que a proposta dela é cuidar de gente.
13h15 - Mauro indaga Serys sobre o servidor público. Serys responde que é preciso fazer concurso público em todas as áreas do município.
Mauro anuncia que fará concurso e que nomeará servidores de carreira para cargos de confiança. Serys aproveita para destacar que é contra qualquer tipo de privilégio dentro do servidor público.
13h13 - Renato pergunta a Mauro sobre qual é a proposta para salvar o rio Cuiabá? Mauro esclarece que a proposta dele vai contemplar a bacia do rio e que nenhuma administração cuidou disso porque não dá lucro. E defende política de tratamento e de coleta de lixo.
13h10 - Julier pergunta a Renato sobre a política de mulheres e participação feminina na gestão. Renato disse que a mulher tem que estar em todas as secretarias e não apenas uma secretaria para a mulher.
Julier conta que tem Jusci de vice e a mulher vai participar de tudo e terá uma secretaria específica.
13h07 - Wilson questiona Julier sobre regularização fundiária. Julier alega ter proposta. Wilson afirma que pretende abrir mais vias para impedir novas aglomerações, como ocorre na região do Pedra 90.
Julier retruca e pergunta porque Wilson não fez quando prefeito. 
13h03 - Emanuel pergunta a Wilson sobre PSFs e centros de educação infantil. Candidato afirma que não fará propostas que não poderão ser cumpridas. Emanuel discorda e fala que já existem recursos para fazer as obras.
Wilson diz que a prefeitura gasta 31% da receita líquida com saúde e alega que é preciso parar de pirotecnia e usar os recursos de forma sensata.
13h00 - Serys pergunta a Emanuel quanto ele recebe por mês entre aposentadoria e salário de deputado?
Emanuel não fala em valor e frisa que contribuiu para se aposentar e é legal a sua aposentadoria. Serys diz que pode ser legal mas é imoral. Diz que não se aposentou nem como deputado e nem como senadora. Que é aposentada como professora.
Emanuel se esquiva e fala de propostas para melhorar a vida das pessoas que moram na área rural de Cuiabá.
12h58 - Debate é retomado após intervalo. É o ultimo bloco. Julier obtém direito de resposta e destaca que investigações não encontraram absolutamente nada que o envolve em crimes investigados pela Ararath.
12h50 - Serys pergunta a Julier sobre projetos para Cuiabá 300 anos. Julier destaca que vai inverter o foco da gestão, voltando o olhar para a população carente.
Serys frisa que deseja educação de qualidade, mobilidade urbana de primeira para a Cuiabá de 300 anos.
Julier fala que o município precisa de esgoto, água, direitos humanos, política de mulheres, rede de proteção social. E que não é só de obras que vive uma cidade
12h48 - Renato pergunta a Serys sobre propostas para a saúde. Ela responde que é preciso ter mais PSFs e um Hospital Materno-Infantil.
Explica que pretende reduzir violência no trânsito e reduzir demanda no pronto-socorro. Renato afirma ser necessário investir em saúde preventiva.
12h46 - Mauro pergunta a Santtana sobre o transporte coletivo. Candidato diz que"não importa se é público ou privado tem que funcionar".
Mauro defende que o transporte volte ao público. Renato defende que a população tenha ferramentas para fiscalizar.
12h42 - Wilson pergunta ao Procurador Mauro sobre ETA Tijucal. Ele responde que tem proposta para a retomada dos serviços hoje nas mãos da CAB Ambiental, através da volta da Sanecap.
Wilson confirma ser contra a CAB mas lembra que a prefeitura não tem dinheiro para operacionalizar os serviços de água e esgoto.
12h38 - Emanuel pergunta a Wilson que destaca propostas voltadas ao atendimento de saúde, com mais PSFs, UPAs e ampliação de leitos e tratamento odontológico.
Emanuel afirma que vai devolver a saúde para a saúde.
12h37 - Momento de tensão - Julier pergunta a Emanuel como ele se sente tendo se aposentado aos 32 anos e quer saber a opinião dele sobre a mudança na idade mínima para se aposentar do presidente Temer. 
Emanuel fala que Julier está debochando dele e passa a listar projetos para Cuiabá.
Deboche é aposentar com 32 anos, retruca Julier. Emanuel enumera conduta duvidosa de Julier, afirmando que nunca teve o apartamento revistado pela Polícia Federal.
12h34 - Renato comenta com Julier sobre preocupação com emprego e renda e questiona sobre proposta do candidato. Lembra que a área perdeu a profissão de cobradores.
Julier diz que a tarifa de transporte precisa ser a mais barata do país e que fará licitações.
Renato registra falta de proposta sobre geração de empregos. Julier rebate e diz que o Distrito Industrial será utilizado nesse sentido.
12h31 - Serys pergunta a Renato Santtana sobre as propostas dele para o setor de educação. Ele diz que pretende fazer a educação como outros setores funcionar de forma integrada. Serys volta a destacar a necessidade de creches.
Renato lembra que é preciso concluir as obras de creches. "Precisamos planejar a cidade", diz.
12h28 - Emanuel pergunta a Serys sobre proposta para o transporte público. Serys alega ser preciso terminar o VLT e fazer corredores de BRT para melhorar o caos que está instalado em Cuiabá.
Emanuel ressalta ter contatos com segmentos políticos e empresariais para promover a construção de corredores e a conclusão do VLT.
12h25 - Mauro pergunta a Emanuel sobre fiscalização do Executivo. Pergunta se Emanuel não viu ou não quis ver a corrupção no governo Silval Barbosa.
Emanuel explica que havia várias comissões e instituições acompanharam as obras da Copa e que essa atuação permitiu descobrir os desvios registrados.
Mauro afirma que vai assegurar a fiscalização dos órgãos de controle na prefeitura.
12h23 - Wilson questiona o Procurador Mauro sobre a volta de um programa de micro crédito. Mauro diz que sim. Acha necessário estimular as pessoas a empreender.
12h16 - Após intervalo comercial, debate é retomado com novo bloco, com tempo mais amplo para respostas.
Julier abre o bloco perguntando a Wilson Santos sobre a atuação dele como líder do governo na AL e a Revisão Geral Anual, e como vai agir com o servidor da prefeitura.
Wilson lembra o que fez no passado quando assumiu a prefeitura com salários atrasados.
Julier destaca que o PDT, o partido ao qual é filiado, entrou na Justiça para garantir o direito aos servidores.
Wilson defende atuação do governador Pedro Taques que está fazendo "o que pode para manter salários em dia".
12h13 - Direito de Resposta - Mauro fala sobre a carreira dele como concursado da Fazenda Nacional, que tua na arrecadação de recursos que depois são usados nas áreas de saúde, educação e se diz "orgulhoso" da profissão. Ignora Julier na resposta.
12h11 - Renato pergunta a Emanuel sobre inventário de carbono e ele discorre sobre projetos para universalizar o abastecimento de água.
Renato rebate que proposta não contempla por demorar muito tempo. E reafirma necessidade de se fazer inventário de carbono.
Emanuel explica que é preciso um período de 6 a 8 anos para resolver o problema e que não vai enganar o povo.
12h10 - Debate é retormado e Wilson faz a réplica sobre a importância da Avenida Das Torres. Renato retruca e diz que Cuiabá precisa de planejamento a longo prazo.
12h00 - Debate é interrompido para veiculação do horário eleitoral de propaganda em rede de televisão. 
11h57 - Agora é a vez de Wilson que pergunta a Renato sobre abertura de novas vias em Cuiabá.
Ele responde que antes de construir novas obras é preciso concluir as já iniciadas. 
11h55 - Julier questiona Wilson sobre condições do Pronto-Socorro na gestão dele quando o teto caiu.
Wilson foge da resposta e novamente fala dos projetos para o PSF. 
11h52 - Mauro pergunta a Julier porque ele não quis que os pequenos participassem do debate.
Julier afirma ser contra o "jeitinho brasileiro".
Momento de tensão - Procurador afirma que Julier não é mais juiz e sim candidato e que deve se comportar como tal.
Julier rebate e acusa Mauro de esconder a profissão de cobrador de impostos. E que ele mete a mão no bolso do trabalhador.
Mauro pede direito de resposta.
11h48 - Serys pergunta ao Procurador Mauro sobre o plano dele de governo para as mulheres.
O procurador aproveita para frisar que não responde a nenhum processo e explica propostas para as mulheres. Diz que abrirá espaço para as mulheres na sua futura administração.
11h46 - Emanuel é o próximo e questiona Serys sobre a Guarda Municipal e a falta de segurança em Cuiabá, com a violência crescendo?
Serys lembra que segurança é atribuição do governo e que a violência tem que ser tratada na amplitude e cita o combate às drogas e assistência aos usuários.
11h43 - Julier pergunta a Emanuel sobre a CPI do transporte público e o valor das tarifas. O candidato responde citando obras como terminais, bilhetagem, renovação de frotas.
Emanuel não fala em preço da passagem.
11h40 - Serys questiona Julier sobre plano de governo e qual o jeito novo dele fazer política, e se é o jeito que o levou a aparecer como investigado pela Operação Ararath.
Julier muda o foco e diz que política muda porque nascem novas pessoas. Depois diz que o jeito novo de fazer política é inverter o que está implantado em Cuiabá. Fala em priorizar o povo.
11h37 - Wilson Santos faz pergunta para a candidata Serys sobre área de Educação. Serys fala sobre programa focado na ampliação de creches na Capital.
Candidata fala das propostas do EnemVest e de escola em período integral.
11h34 - Procurador Mauro faz pergunta a Wilson Santos. O senhor foi prefeito por 2 vezes e porque não implementou as propostas que novamente faz? 
Wilson responde elencando diversas obras executadas nas suas gestões. E afirma que a CAB Ambiental não veio na sua gestão.
Mauro retruca e diz que o vice de Wilson vendeu a água. Na tréplica, Santos muda de assunto e fala sobre Programa de Saúde da Família, UPAs.
11h32 - Agora Renato faz pergunta ao Procurador Mauro. Pergunta sobre o fato do Psol não fazer alianças.
Mauro fala que não faz aliança porque os programas de governo são diferentes. Sobre a Câmara de Vereadores rejeita pratica de toma lá, dá cá.
11h28 - Após intervalo comercial, o debate retoma com perguntas entre os candidatos. Emanuel pergunta sobre área de saúde a Renato Santtana. O que pretende fazer para melhorar o setor?
Santtana esclarece que vai investir em saúde preventiva, mas integrada a outros segmentos como a educação.
11h21 - Tarso Nunes, do RDNews, pergunta ao candidato Emanuel Pinheiro, sobre alianças e compromissos com partidos aliados. Se vai ceder a pressão política em troca de cargos?
Emanuel responde que sabe ouvir sobretudo a população. Mas garante que "ninguém bota canga em Emanuel Pinheiro e os partidos sabem disso".
11h18 - Laice Lucatelli, do Olhar Direto, pergunta a Julier sobre a frase dita no horário eleitoral: "lugar de bandido é na cadeia". Julier responde que sim. Expõe programa de governo e cita proposta de "Cuiabá Segura".
Na réplica questiona o uso no horário eleitoral da prisão de João Arcanjo. "O senhor fala nisso anos depois. Não chegou tarde demais?
Julier rebate: "trabalho feito não deve ser esquecido".
11h16 - Rafael Costa, do Folhamax, questiona a candidata Serys Slhessarenko sobre o passe livre. Serys considera injusto que apenas o município pague sozinho a conta. Ressalta ser a favor, mas pretende buscar outras formas de buscar recursos. Nega possibilidade de acabar com o passe.
11h13 - Ulisses Lalio, pelo jornal A Gazeta, pergunta sobre mobilidade urbana ao candidato Renato Santtana. Candidato afirma que vai cobrar transporte coletivo de qualidade.
11h10 - Airton Marques, do Midia News, faz pergunta ao candidato Wilson Santos (PSDB) sobre denúncia de improbidade admisnistrativa contra ele na obra do Rodoanel. O candidato diz que houve erro na medição da obra. Tucano destaca que tudo será esclarecido
11h08 - Procurador Mauro afirma que faz política de forma diferente, sem conchavos e financiadores. Mas foge à resposta sobre possibilidade de eleição.
11h07 - Primeira pergunta é feita pela repórter Patrícia Helena Dorileo, do Gazeta Digital, ao Procurador Mauro.
Ela questiona o número de eleições que ele participou e o que faz nos intervalos. E se ele se tornou profissional em eleições ou acredita que um dia se elegerá?
11h02 - Começa o primeiro debate com os candidatos a prefeito de Cuiabá. Jornalista Antônio Carlos Silva esclarece as regras do programa. Primeira parte do debate é destinada a perguntas de jornalistas convidados.
 O estúdio já está pronto para receber os candidatos  
O programa terá 2h10 de duração, com uma pausa de 10 minutos ao meio-dia, para a exibição da propaganda eleitoral gratuita. Conforme o diretor da TV Record Cuiabá, Davi Cézar, o debate na hora do almoço marca uma tradição da emissora, uma vez que ocorrerá na terceira eleição seguida.
“A escolha do horário, criado por nós, cria a oportunidade aos eleitores que não podem assistir ao debate no período noturno de conhecer os candidatos e suas propostas, participando ativamente do processo eleitoral”. Ele destaca que a grande novidade este ano é a exibição do programa, ao vivo, na página do Facebook da emissora (www.facebook. com/TV-Record-Cuiabá).
O debate será dividido em quatro blocos. No primeiro, além da saudação inicial, cuja ordem foi definida por sorteio, os candidatos responderão perguntas de jornalistas convidados. O segundo e terceiro blocos são destinados a perguntas diretas entre eles. Já o quarto bloco, além das perguntas, é destinado às despedidas, cuja ordem também foi definida por sorteio. (Com informações de Gláucio Nogueira, repórter de A Gazeta)

Related Posts:

0 comments:

Postar um comentário

SITE SITE CUIABÁ FOCO MT