Divulgar o potencial turístico de Mato Grosso dentro e fora do Brasil para estimular a vinda de novos turistas, além de criar roteiros atrativos com infraestrutura adequada. As políticas públicas desenvolvidas pelo governo Pedro Taques (PSDB) e formas de aprimoramento das ações foram alguns dos temas debatidos, nesta semana, em encontro entre o candidato à reeleição e representantes do trade turístico.
“Entregamos a Salgadeira, reconstruímos as principais estradas que levam aos pontos turísticos, trouxemos jornalistas do mundo todo para conhecer nossas belezas e estamos para dar início à operação do vôo entre Cuiabá e a cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Todas essas políticas foram construídas a partir de parcerias. Poder público e privado estão dialogando para fomentar um setor importantíssimo para a nossa economia. Temos todas as condições de seguir avançando”, disse o governador.
No encontro com o trade turístico, Pedro Taques recebeu propostas para o novo plano de governo (2019 e 2022). Entre os pedidos está a realização de novas ações de marketing, capacitação profissional e infraestrutura para a melhoria do setor que emprega 30 mil trabalhadores.
Taques ainda destacou que o setor passa pelo seu melhor momento durante a sua gestão, visto que em 2017 Mato Grosso recebeu mais turistas que em 2014, o ano da Copa do Mundo, quando se esperava o recorde de turistas no estado.
No documento, as entidades que formam o trade turístico afirmam que entendem que o setor só poderá se desenvolver se houver sinergia entre os seus interlocutores e o Governo do Estado. Por sua vez, Taques destacou que sua gestão sempre se atentou a isso, tanto que buscou no setor alguém para comandar o turismo em seu governo, no caso Luis Carlos Nigro, candidato a suplente de senador na candidatura de Nilson Leitão (PSDB).
O primeiro suplente na chapa do candidato ao Senado Federal, Luis Carlos Nigro, ressaltou que o trade turístico tem a oportunidade de continuar o trabalho pelo turismo. “Estamos aqui com uma pessoa que tem a oportunidade de dar continuidade aos investimentos. A gente sabe sobre as dificuldades com o outro lado”, afirmou, lembrando episódio que os representantes do trade ficaram por mais de duas horas aguardando por uma audiência quando Mauro Mendes, candidato ao governo pelo DEM, comandava a Prefeitura de Cuiabá.
Nigro destacou que esse apoio do setor é importante porque ele foi positivamente impactado pela gestão Pedro Taques. “O reflexo do que o governador fez na área de turismo veio agora em 2017, com a geração de emprego, melhoria dos indicadores econômicos do estado, que foram positivos, superiores aos do ano de 2014. Crescemos muito e esses números mostram que estamos no caminho certo e nós queremos continuar com a casa arrumada”, destacou.
O diretor da CVC Mato Grosso, Oiran Gutierrez, um dos presentes no evento disse que antes da gestão de Taques foi uma grata surpresa para o setor. Lembra que nem gostava de política e hoje tem o interesse de que o governador tenha êxito no processo eleitoral e possa continuar administrando o estado.
Demandas – Pedido de criação de uma Secretaria para Turismo, regulamentação do Fundo Estadual de Turismo, ações estratégicas com o objetivo de dinamizar e diversificar a promoção e acesso à mercado do Estado de Mato Grosso, reposicionamento do Prodestur, implantação do observatório do turismo, plano de marketing ao setor, orçamento compatível, fortalecimento das governanças municipais e regionais e a implantação de incentivos fiscais que fomentem o setor.
Entre as iniciativas já desenvolvidas pelo governo Taques e que estão ajudando a fomentar o turismo e a trazer novos investimentos está o Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Fundeic) gerido pela Sedec e pela Desenvolve MT que tem por objetivo propiciar recursos para o financiamento de micro e pequenas empresas urbanas e rurais, desde que vinculadas a projetos industriais, comerciais, de serviços e de turismo, e a trabalhadores autônomos, instaladas ou que vierem a se instalar em Mato Grosso.
Pedro Taques debate novas ações para fortalecer turismo
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