O candidato a governador nas eleições deste ano, Mauro Mendes (DEM), criticou a falta de repasses do Governo do Estado para as escolas estaduais, fato que motivou a suspensão das atividades nas unidades de ensino de Mato Grosso.
A paralisação foi realizada nesta terça-feira (07). Segundo os diretores, as escolas estaduais não recebem repasses há mais de dois meses e a dívida já chega na cifra de R$ 7 milhões.
A situação ficou tão insustentável que as unidades já não tem sequer merenda para oferecer aos alunos, além de sofrerem com a falta de produtos de necessidade básica, como papel higiênico, materiais de limpeza e gás de cozinha.
“Lamentamos o caos que está se instalando em Mato Grosso. Veja onde estamos chegando: falta merenda escolar, materiais básicos e de limpeza, e isso levou ao fechamento de mais de 700 escolas em Mato Grosso”, afirmou o candidato.
Para o candidato, a situação chegou a esse ponto por “descaso” e incompetência, situação que vai totalmente contra o discurso do atual governador Pedro Taques (PSDB), que afirma ter “arrumado a casa”.
“É um desgoverno completo. É um desrespeito você parar as aulas porque não tem dinheiro pra merenda, pra limpeza Essa administração infelizmente, para o prejuízo de todos nós, quebrou o Estado de Mato Grosso”.
Mauro Mendes lembrou que em sua gestão como prefeito de Cuiabá (2013-2016) tratou a Educação com muita seriedade e responsabilidade e pretende fazer o mesmo com a Educação no Estado, caso venha a ser eleito
“Fizemos um grande programa de restruturação da rede, de modernização da estrutura física, com escolas de alto padrão de qualidade que foram reformadas e reorganizadas”, lembrou, acrescentando que somente os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) ele construiu e inaugurou 17 unidades. “Tratamos os profissionais da educação com muito respeito. Respeito é salário em dia, dar as condições básicas e necessárias para que os servidores e professores possam oferecer uma educação de qualidade”, ressaltou.
Outros avanços na Educação na gestão de Mauro foram a redução da taxa de analfabetismo, elevação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, construção de quatro Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), reformas em outras dezenas de escolas e várias outras obras com processo licitatório encaminhado para a atual administração.
“Nós fizemos uma grande modernização das escolas em Cuiabá e faremos também em Mato Grosso. Vamos trabalhar para melhorar a qualidade de ensino em sala de aula e valorizar os professores. Temos que melhorar os métodos de ensino e aprimorá-los dentro dessa nova realidade tecnológica”, frisou.
0 comments:
Postar um comentário
SITE SITE CUIABÁ FOCO MT