Quais os lados positivo, regular e negativo de Emanuel Pinheiro em 18 meses de gestão ? 1,6 ano de gestão

Em 18 meses de adminsitração, o prefeito Emanuel Pinheiro surpreende com soluções importantes e trabalho que valoriza a cidade. Mas ainda áreas que precisam melhorar
Presente nos bairros, o prefeito Emanuel é um gestor aberto e detalhista, mas falta resultados dos auxiliares em algumas áreas
Presente nos bairros, o prefeito Emanuel é um gestor aberto e detalhista, mas falta resultados dos auxiliares em algumas áreas
O termo prefeito vem do latim ‘praefectus’, que significa "posto acima dos outros". Na Roma antiga, esse termo designava os mais variados cargos administrativos, geralmente ocupados por nomeação do imperador ou pelo Senado. Havia, entre outros, o prefeito dos aquedutos, o prefeito do acampamento militar, o prefeito das festas religiosas. O mais importante era o praefectus urbi, o prefeito da cidade. 
A função, contudo, era de um “zelador”, não de realizador de obras. O ocupante do cargo, segundo suas convicções, cuidava da cidade e zelava pro obras que o imperador realizava.
No Brasil, na maioria das vezes, os prefeitos agem como grandes realizadores de obras e alguns terminam não exercendo o que reza a etimologia (o de zelar). Entregam obras gigantescas e caras e terminam não cuidando  da cidade.
Prometendo ser um prefeito mais cuidador que realizador, Emanuel Pinheiro (PMDB), prefeito de Cuiabá, tenta cuidar, mas a tradição lhe impõe executar obras e ainda (como todos) se sobrecarrega com funções transferidas para os municípios:  saúde, educação, e, não raras vezes, segurança pública.
Doc foi buscar na opinião de 12 especialistas como o prefeito se porta nestes 18 meses de governo. Bom e caminhando para excelente em algumas áreas, o prefeito ainda tem problemas (e sérios) para administrar. Alguns deles vêm do trânsito, onde a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) não trabalha permanentemente para melhor o fluxo de veículos, salvo algumas intervenções de pouco efeito.
Segundo os profissionais consultados por ODOCUMENTO, “as pessoas votam em um candidato para ele resolva os problemas, não para que protele soluções”. Na área dos Esportes, a produtividade é baixa, já que o gestor da área não apresenta soluções e projetos permanentes, e são geralmente tardias as providências à constatação de problemas graves (geralmente pelos jornais). Em outras frente como pavimentação asfáltica,  transporte público, educação, finanças, cultura e atendimento, o prefeito supera alguns do seus antecessores.
Veja, em detalhes, como a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro está, no quadro abaixo: