Pinheiro implanta primeira usina de energia solar em escolas municipais

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Francisval de Brito, localizada no bairro Coophamil – Regional Oeste de Cuiabá, será a primeira da rede municipal de ensino a receber placas fotovoltaicas. Esta semana, o secretário municipal de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos e a secretária-adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado, receberam o representante da MT Energy, representante da TNR Solar do Brasil, Pedro Escandelari, para a assinatura do termo de doação e parceria.
A empresa já iniciou a instalação do kit na unidade educacional, composto por  um gerador fotovoltaico de 1.62 kWp, seis placas solares de 270 W, inversores, cabos e a estrutura de alumínio. Além da doação do kit, a empresa ministrará um curso para capacitação de mão de obra, criando novas oportunidades e investindo na geração de emprego e renda para a população. A turma inicial é de 50 pessoas.
O secretário de Educação, Alex Vieira Passos, disse que a proposta atende à orientação do Prefeito Emanuel Pinheiro, que tem como foco da sua gestão o desenvolvimento sustentável da Capital e a qualidade de vida da população cuiabana.
“Assim como vem sendo implementado em relação aos pontos de ônibus, com a Estação Alencastro totalmente sustentável e a utilização de contêineres, a rede municipal de Educação está trabalhando com o foco na  proposta de modernização e inovação da gestão Emanuel Pinheiro. Estamos concentrados em buscar alternativas inovadoras que promovam a eficiência, o progresso e o desenvolvimento econômico, trazendo mais qualidade ao ensino público e marcando de forma positiva os 300 anos da Capital mato-grossense”, ressaltou ele.
Dentro das ações visando a Cuiabá dos 300 anos, a Secretaria de Educação e as unidades escolares em suas propostas político pedagógicas trabalham com 49 projetos, em várias áreas, entre elas a da sustentabilidade, com o  plantio de 300 mudas e, para implementação do ano que vem, o Climatizar e Humanizar, beneficiando – até o final da gestão – 100% das unidades escolares.
A instalação do equipamento, um sistema de alta tecnologia, irá trazer um impacto positivo na gestão da unidade escolar, diminuindo o  consumo de energia. A expectativa dos gestores é de que a iniciativa traga também um impacto positivo no trabalho pedagógico junto às crianças, com a abordagem de temas ligados ao meio ambiente, utilização de fontes sustentáveis e educação ambiental.
“Em nome do Prefeito Emanuel Pinheiro, a Secretaria de Educação está assumindo esse projeto. Iremos avaliar os resultados e, a partir daí, criar um  programa para implantação de energia limpa nas escolas da rede municipal de Cuiabá”, ressaltou Alex Vieira Passos.
Após a assinatura do termo, Pedro Escandelari contou como surgiu a ideia da parceria. “Diante da necessidade de profissionais qualificados na montagem de equipamentos fotovoltaicos, decidimos promover o curso, que será realizado nos dias 22, 23 e 24, com a capacitação de 50 técnicos de Barra do Garça, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e outros municípios, além de Cuiabá. Para fazermos a parte prática, firmamos  a parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Educação, que resultou na doação do kit a uma unidade da rede escolar”, destacou.
Além da capacitação, os técnicos da empresa irão ministrar palestras para os alunos da unidade educacional.
Para os interessados no curso ou demais informações, a empresa disponibilizou o telefone 3365-5114 ou o e-mail comercial@mtenergy.com.br.

Leia:  Conselho conclui documento que cria a Lei do Sistema Municipal de Cultura




  por taboola Links patrocinados Recomendado para você
Aprenda como investir no Tesouro Direto
Empiricus Research
Erva "milagre da natureza" reduz açúcar no sangue e invade Cuiabá
Max
Lembra dela? Respire fundo antes de ver como ela está agora
Finance Nancy
Este é o jeito mais inteligente de comprar no Aliexpress
Meliuz
Luxos de Neymar que são de cair o queixo!
Desafio Mundial
Planta rara, tem preço salgado mas controla açúcar no sangue!
Life Moringa - Suplemento

Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Notificar 
Email
 avatar

Iniciar a discussão
GOV-MT
 SAÚDE
Escritório Regional de Saúde capacita servidores municipais sobre vacinação
 PUBLICADO EM 20/06/2018 ÀS 17:40 | SES/MT + -


 SHARES
 Compartilhar no facebook
 Twittar
 Google Plus
 Comentar

A capacitação em sala de vacina para servidores da rede básica de saúde dos municípios do Escritório Regional de Saúde de Sinop começou na segunda-feira, dia 18, e vai até o dia 22 de junho. Participam os municípios de Cláudia, Itanhangá, Tapurah, Sinop, União do Sul e Vera.

A capacitação conta com a parceria do Escritório Regional de Saúde de Colíder e que abrange os municípios de Itaúba, Marcelândia e Nova Santa Helena; e a Regional  São Félix do Araguaia, que abrange Novo Santo Antônio e São Félix do Araguaia. Integram a capacitação os docentes das Instituições de Ensino Fasipe, UFMT E Unic. As aulas são ministradas pelas facilitadoras Elaine Alves da Silva, do ERS-Sinop;  e Ana Paula Fernandes, da Secretaria municipal de Saúde de Sinop.

De acordo com Geovane Ruhoff, da Secretaria municipal de Saúde de Vera, o curso proporciona melhorias no atendimento nas salas de vacina para a população. “É também um estímulo para a continuidade de pesquisa e de atualização a respeito do trabalho de rotina que é a execução do calendário nacional de vacinação”.

Leia:  Estado contrata empresas para alugar 1,5 mil carros por R$ 166 milhões
Um dos temas debatidos em sala de aula é a importância da prevenção por meio da vacinação. “A vacina é o meio mais eficaz de fortalecimento da saúde da população em geral, prevenindo doenças e até mortalidade”, explicou a secretária-executiva da CIES Teles Pires e apoiadora regional do Telessaúde MT e membro do ERS de Sinop, Iraci Contro Boni.

A servidora de saúde do município de Itanhangá, Elaine Gabriela Pereira, explica que cada participante do curso será um multiplicador do conhecimento no seu município, sendo, portanto, uma oportunidade única para os municípios com menor índice de desenvolvimento humano (IDH).





  por taboola Links patrocinados Recomendado para você
O atalho dos especialistas de Cuiabá para investir em imóveis
Empiricus Research
Idosa vence açúcar no sangue de forma inusitada e invade Cuiabá
Max Moringa
Planta rara, tem preço salgado mas controla açúcar no sangue!
Life Moringa - Suplemento
Veja fotos de 13 famosos antes e depois da cirurgia plástica!
Desafio Mundial
Este é o jeito mais inteligente de comprar no Aliexpress
Meliuz
Somente pessoas com QI superior a 130 conseguem gabaritar este teste de conhecimentos! Você consegue?
HowStuffWorks.com

Related Posts: