Mais de meio século de tradição do clã Pinheiro na vida pública de Mato Grosso vai continuar, em 2018. E, desta vez, com a pré-candidatura do acadêmico de direito Emanuel Pinheiro da Silva (MDB), o Emanuelzinho, 23 anos, primogênito do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), de Cuiabá, e da primeira-dama Márcia Pinheiro.
Quando percebe ilações maldosas, o chefe do Poder Executivo da Capital perde as estribeiras sobre boatos de possível favorecimento ao filho mais velho. “Ele é pré-candidato porque mostrou talento. Porque mostrou vocação! Não foi imposição e nenhuma influência do pai ou da mãe. Ou da família. Muito pelo contrário, deixamos ele à vontade. O caminho para a felicidade, os meus filhos escolhem”, observou ele, para a reportagem do Olhar Direto.
Leia Mais:
- "Meu pai não vai me carregar nas costas", garante Emanuelzinho ao oficializar pré-candidatura
- Wellington Fagundes desafia concorrentes a debater logística de MT e lamenta boatos sobre desistência
- Emanuel Pinheiro aproveita período eleitoral para reconstruir base na Câmara de Cuiabá
Emanuel confirma que os familiares sonhavam com alguém que mantivesse a linha sucessória. “Claro que, como pai, eu gostaria que um dos meus filhos continuasse a tradição da família Pinheiro, iniciada pelo meu pai, em 1962. Mas não iria forçar, jamais”, disse o prefeito de Cuiabá.
Para se consolidar como nome viável para a Câmara dos Deputados por Mato Grosso, segundo o pai, Emanuelzinho soube ter humildade para construir o projeto. “Partiu dele. Por uma decisão natural, espontânea, com carisma e humildade. Ele decidiu construir esse projeto”, citou Pinheiro.
O fato de enfrentar dentro do MDB alguns pesos pesados, como os deputados federais Carlos Bezerra e Valtenir Pereira, além do ex-prefeito Juarez Costa, de Sinop, não provocam meto no pai coruja. “Adversários sempre vão existir em toda eleição. Não existe eleição fácil. Adversários que fazem o jogo leal são importantes, como os bons aliados. E agora eu penso que vamos andar Mato Grosso. E andar muito, para costurar os apoios, para construir a candidatura, com apenas 23 anos, como um jovem que é”, pontuou, em entrevista para o Olhar Direto.
A expectativa é claramente investir na conquista do eleitorado jovem de Mato Grosso. “Vamos construir uma proposta para a sua candidatura a deputado federal, mostrando a representatividade de um deputado federal jovem, com novas idéias, para levar o nome de Mato Grosso, pensando no melhor para a população, na geração de emprego e renda. É o momento de ocupar espaço e trabalhar. Vamos acreditar primeiramente em Deus e, depois, no povo de mato-grossense”, complementou Emanuel Pinheiro.
Emanuel Pinheiro da Silva Sobrinho é filho do deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo, brutalmente assassinado, em Chapada dos Guimarães, em março de 1976. O seu filho, Emanuel Pinheiro deu sequência ao nome do clã, em 1988, quando se elegeu para a Câmara de Cuiabá; que, em 2018, deve ter continuidade com o neto, Emanuelzinho, primogênito do filho.