
Com licença de Maluf, vereador por Cuiabá Adevair Cabral é 2º a assumir mandato na AL após mudança em lei
O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) pediu licença de 121 dias do mandato na Assembleia para tratamento de saúde. Em seu lugar, assume o vereador por Cuiabá Adevair Cabral, do mesmo partido, segundo beneficiado pela alteração na lei orgânica que permite a vereador atuar como senador, deputado federal e estadual, caso sejam eleitos suplentes, sem a obrigação de renunciar. O tucano é terceiro suplente da coligação PDT, DEM e PSDB.
O primeiro a assumir mandato na Assembleia sem renunciar foi o vereador também por Cuiabá Marcrean Santos (PRTB) que tomou posse como deputado estadual, em solenidade realizada no último dia 2. Marcrean substitui Adalto de Freitas, o Daltinho (Patriota), que se licenciou para tratamento de saúde por 150 dias.
Adevair, que em 2014 teve cerca de 14 mil votos para deputado estadual, é um dos nomes do partido para concorrer a uma vaga na Assembleia nas eleições de outubro. Relator da CPI do Paletó na Câmara, o tucano defende a permanência do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) no cargo, apesar do pedido de afastamento feito à Justiça pelo Ministério Público do Estado (MPE).
Beneficiado
Com a mudança na lei orgânica, outro vereador que também pode ser beneficiado é Elizeu Nascimento (PSDC), segundo suplente da chapa PRP, PSC, PSDC, PRB e PV.
Este não é um caso inédito em Mato Grosso. O vereador por Tangará da Serra Rogério Silva (MDB) atuou por 120 dias na Câmara Federal, em substituição a Valtenir Pereira (MDB). Neste caso, também não foi obrigado a renunciar.
