Crédito: Mayke Toscano
Considerado decisivo para definir eleições em diferentes épocas em Mato Grosso e, principalmente para a Prefeitura de Cuiabá, o debate da TV Centro América foi claramente vencido pelo candidato Wilson Santos (PSDB). Sereno, dominador dos temas técnicos e incisivo nos questionamentos, ele não precisou fazer de mais do que duas perguntas para provocar o nervosismo do candidato Emanuel Pinheiro (PMDB).
De maneira clara e tranquila, Wilson respondeu a questionamentos, como, por exemplo, sobre a licitação do transporte coletivo e a ampliação da atenção básica de saúde, com a inauguração no próximo ano do novo Hospital e Pronto-Socorro Municipal, a conclusão das UPAs Leste (Jardim Leblon) e Oeste (Verdão), além do atendimento da Policlínica do Pedra 90, construída em sua gestão.
Aparentando nervosismo, não resistindo à pressão, Emanuel não soube responder à maioria das perguntas que envolvia a administração pública e, como fuga, insistiu no jargão de campanha, amplamente massificado pelo seu marketing: “quem não cumpriu em dois mandatos, não merece ter uma terceira chance”.
O tema recebimento de propina por parte de seus familiares, após prestação de suposta consultoria para que a empresa Caramuru Alimentos recebesse incentivos fiscais, tirou o prumo de Emanuel. Ele não respondeu porque não foi prestar depoimento no Ministério Público Estadual (MPE), tampouco porque seu irmão Marco Polo Pinheiro, o Popó, e sua cunhada Bárbara Noronha Pinheiro, admitiram ter recebido em torno de R$ 2 milhões – valor confessado por eles em uma conversa gravada -, valor maior que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma ter recebido da Odebrecht, por consultoria (na forma de palestras).
Wilson pediu empenho da militância do PSDB, PSB e aliados para vencer as eleições neste domingo, dia 30. “Quero pedir aqui para a militância manter acesa a chama da vitória e permanecer nas ruas, em busca dos votos, casa por casa e voto por voto”, emendou Wilson.
Neste domingo, acompanhado do governador Pedro Taques, o candidato Wilson Santos vai votar às 8h na Zona 37, seção 98, localizada na Escola Estadual Antônio Pinho Maciel Epaminondas. O endereço fica na rua Padre Remeter, 55, Bairro Lixeira. Em seguida, Wilson acompanha Pedro Taques até o Ginásio Aecim Tocantins (Av. Agrícola Paes de Barros), onde o governador irá votar na Zona 29, Seção 282.