
O deputado estadual e candidato a prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), exibiu no horário eleitoral desta segunda-feira o cheque emitido pela Confiança Factoring, de propriedade do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro, ao deputado Emanuel Pinheiro (PMDB). A negociação foi citada no debate realizado pela TV Record na noite deste domingo.
Wilson afirmou que a negociação rendeu um processo por improbidade contra Emanuel Pinheiro que está em tramite na Vara de Ação Civil Pública, sob responsabilidade da juíza Célia Regina Vidotti. Segundo o programa, também são réus na ação o próprio Arcanjo e o ex-presidente da Assembleia, José Riva.
O programa colocou que o tucano “desmascarou” Emanuel no debate, que prega que não responde a nenhuma ação. “O deputado Emanuel Pinheiro responde sim a ação por improbidade junto com José Geraldo Riva e João Arcanjo Ribeiro e a um cheque dele em minhas mãos, no valor de R$ 45 mil, movimentado na factoring de João Arcanjo Ribeiro”, disse o tucano no debate.
O horário do tucano ainda mostrou a declaração de Emanuel negando responder o processo. Na sequência, aparece o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva (PDT) afirmando que teve conhecimento do cheque de Emanuel. “Para ilustrar, eu lembro desse cheque do Arcanjo também”, afirmou Julier, que foi o juiz responsável pela “Operação Arca de Noé”, que levou João Arcanjo Ribeiro a prisão.
O candidato a prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), após apresentar propostas, repetiu um quadro negro afirmando que o adversário Wilson Santos (PSDB) apelou a baixarias em 2004 para vencer a disputa a prefeito de Cuiabá contra o petista Alexandre César. E novamente as mesma baixarias e ataques pessoais se repetiram em 2008 quando foi reeleito na disputa contra o empresário e atual prefeito Mauro Mendes (PSB).
O programa do candidato Julier Sebastião da Silva (PDT) questionou o discurso de Wilson Santos e Emanuel Pinheiro que afirmam publicamente terem o apoio do prefeito Mauro Mendes. Já Serys Slhessarenko (PRB) apresentou propostas para as mulheres.
O Procurador da Fazenda Nacional, Mauro César Lara Barros (PSOL) mudou o programa e destacou o apoio popular que tem recebido nesta campanha popular. Disse que o povo deposita esperança nele, porque assim, se sentirá representado no poder. O historiador Renato Santtana (Rede) repetiu o programa em que fala sobre energia solar.
