A pouco menos de seis meses da eleição para prefeito em Cuiabá, a movimentação política está forte e já aparecem pelo menos oito possíveis nomes para a disputa. Os partidos precisam definir os candidatos até 5 de agosto, tendo até 15 para fazer o registro, e no dia seguinte inicia-se a campanha.
O partido que tem a maior quantidade de pré-candidatos é o PMDB, mas a briga interna tem se polarizado entre dois recém-filiados: deputado federal Valtenir Pereira e o estadual Emanuel Pinheiro.
A sigla já foi vetada de estar no mesmo palanque do PSDB, a pedido do governador Pedro Taques. Como a tendência é de que a sigla tucana apóie Mauro Mendes (PSB) à reeleição, apesar de o prefeito não confirmar se será candidato.
O socialista é apontado como um dos mais fortes na disputa, está com uma gestão bem avaliada e deve contar com apoio também do senador Blairo Maggi (PR), que chegou cancelar a ida para o PMDB para estar no palanque dele na disputa municipal.
O PR ainda não se definiu sobre a eleição em Cuiabá e tem sofrido um esvaziamento com a possibilidade de Blairo deixar a sigla. Na disputa de 2012 o PR esteve na base do prefeito tendo indicado o vice, João Malheiros, que renunciou para ficar na Assembleia.
Rdnews

Mauro Mendes, Valtenir Pereira, Julier e Serys Slhessarenko podem disputar a Prefeitura de Cuiabá
O PT trabalha com duas alternativas. A primeira delas é a de candidatura própria e o nome apontado é do ex-vereador Lúdio Cabral, derrotado por Mauro em 2012 e por Pedro Taques em 2014 na disputa pelo governo. Porém, o petista vem desviando do assunto e alega que não deverá entrar na briga este ano.
A segunda alternativa do PT é apoiar o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva, que deixou o PMDB e foi para o PDT, onde já tem o respaldo do deputado estadual Zeca Viana, presidente da sigla para disputar a eleição.
Julier deixou a magistratura depois de 20 anos, em 2014, para ingressar na vida política, a princípio, a intenção era se filiar no PT, partido no qual foi filiado, porém, com a insistência de Lúdio em levar a disputa para as prévias na sigla, acabou indo para o PMDB, onde foi preterido pelo petista. A sigla peemedebista, comandada pelo cacique Carlos Bezerra, se aliou ao ex-vereador e indicou à vice, Teté Bezerra.
Julier pretende ainda buscar os partidos aliados do governo federal como PCdoB e Pros para viabilizar sua candidatura, porém, o vereador Dilemário Alencar (Pros) que ficou isolado na sigla após a debandada do grupo ligado ao deputado Valtenir Pereira, vem anunciando sua pré-candidatura.
Outro nome que tem se apresentado é o da ex-senadora Serys Marli Slhessarenko que foi para o PRB, porém, ela está fora da política desde 2010, quando acabou disputando para deputada federal e perdeu, ficando sem cargo após oito anos de mandato no Senado. Além disso, ela está em um partido pequeno com pouca capacidade de articulação política.
E mais uma vez o procurador Mauro é o pré-candidato do Psol para Prefeitura de Cuiabá. Ele cresceu nas últimas duas eleições, tendo ficado em terceiro lugar em 2012, passando à frente de candidatos com muito mais estrutura de campanha como Guilherme Maluf (PSDB) e Carlos Brito. Já em 2014 foi o sétimo mais bem votado na disputa por uma vaga na Câmara Federal com 84.208 votos, porém, acabou ficando de fora porque o partido não atingiu o quociente eleitoral. Ele teve mais votos que os deputados Victório Galli (PSC) e Valtenir Pereira, que obtiveram 64.691 e 62.923, respectivamente.
Como a sigla tem uma estrutura pequena e não faz alianças, isto acaba dificultando a candidatura do socialista, porém, ele tem se destacado com os chamados votos de protesto e também por seu jeito irreverente nos programas eleitorais e debates.
- Possíveis candidatos:
- Mauro Mendes (PSB)
- Valtenir Pereira (PMDB)
- Emanuel Pinheiro (PMDB)
- Serys Slhessarenko (PRB)
- Julier Sebastião (PDT)
- Procurador Mauro (Psol)
- Dilemário Alencar (Pros)
- Lúdio Cabral (PT)
0 comments:
Postar um comentário
SITE SITE CUIABÁ FOCO MT