O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) deve marcar para o dia 7 de fevereiro uma reunião com os 13 prefeitos membros do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá para tratar da adoção de medidas de biossegurança que visam evitar aglomerações durante o Carnaval.
Em Cuiabá, o chefe do Executivo municipal editou os decretos 8.831/2021 e 8.832/2021 para proibir a realização de festas públicas e privadas alusivas à festividade, por conta da nova variante do coronavírus, a ômicron. Além da capital de Mato Grosso, outras capitais também já anunciaram o cancelamento do Carnaval, que neste ano será celebrado em 1º de março.
LEIA MAIS: Emanuel vai se reunir com prefeitos para pedir suspensão do Carnaval na Baixada
“A questão do Carnaval, ela não é pertinente à finalidade do Consórcio de Desenvolvimento Econômico Social, mas eu vou colocar na pauta, numa extra pauta, aproveitando que estaremos unidos para tomar medidas de consenso de não aglomeração, em virtude da pandemia e do surto gripal”, declarou o prefeito, após entrega da avenida Enio Luiz Caldart (antiga avenida Síria), no bairro Jardim Monte Líbano, nesta segunda-feira (17).
Pelo segundo ano consecutivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a suspensão das festividades de Carnaval em todo o país.
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) enviou um comunicado aos prefeitos recomendando que não promovam eventos que envolvam aglomeração de pessoas.
O Consórcio Vale do Rio Cuiabá é formado pela Capital e por Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio de Leverger. Com uma área aproximada de 76 mil quilômetros quadrados, esses municípios somam mais de 1 milhão de habitantes.
Dessas cidades, cancelaram as festividades do Carnaval Santo Antônio de Leverger e Barão do Melgaço.
A Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, por meio do Decreto Nº 006/2022, proibiu os eventos públicos, inclusive, festas e eventos privados. Barão, por meio do Decreto nº 68 de 6 de dezembro de 2021, cancelou os eventos públicos comemorativos ao Réveillon 2021 e Carnaval/2022.
OUTRAS PAUTAS
Emaneul Pinheiro, que é presidente do Consórcio, deve colocar também na pauta de discussão assuntos relativos a agricultura familiar e asfalto.
“Eu quero realizar a reunião na primeira segunda-feira de fevereiro. Só está faltando efetivar. Mas, vamos tratar sobre uma ação para agricultura familiar. Estou contando com o apoio da deputada federal Rosa Neide (PT), que vai estar lá no dia. Vamos fazer uma apresentação. Um programa de infraestrutura para toda malha viária não asfaltada e toda região do Vale do Rio Cuiabá, discussão da saúde e ver o que podemos fazer mais para tornar a sintonia fina”, colocou.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.
0 comments:
Postar um comentário
SITE SITE CUIABÁ FOCO MT