Em entrevista transmitida ao vivo pelo Facebook do ‘O Bom da Notícia’ nesta quinta-feira (21), o vereador por Cuiabá Abílio Júnior (PSC) afirmou que denúncias contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) protocoladas no Ministério Público Estadual (MPE), não têm tido o devido andamento processual. Principal opositor do emedebista na Câmara, ele declarou que já fez diversas denúncias ao órgão fiscalizador, a exemplo de supostas contratações por indicações políticas na Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, nenhuma delas ‘foi para a frente’.
“O problema é que quem fiscaliza o Poder Executivo é a Câmara. São 5 vereadores da oposição contra 20 da base de Pinheiro. A gente tem que lutar contra um sistema arranjado. Já fiz várias denúncias ao Ministério Público Estadual, mas nenhuma anda. Só sai os TACs [Termos de Ajustamentos de Conduta]. Parece que eles têm interesse de fazer acordos. Estou até aqui fazendo um desabafo, porque eu denuncio. E o que ocorre? Acordos. Enquanto isto, o povo está morrendo”, disse Abílio.
O vereador também afirmou que, apesar de já inaugurado, o novo Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá (HPSC) está de ‘portas fechadas’ para a população. Ele acusa o prefeito de ter mentido à população ao dizer que a obra estava pronta para ser utilizada. Abílio continua afirmando que o prefeito mentiu também para a Justiça, ao pedir autorização para inaugurar a obra inacabada sob o argumento de que perderia R$ 100 milhões, caso não cumprisse o prazo.
Já fiz várias denúncias ao Ministério Público Estadual, mas nenhuma anda. Só sai termos de ajustamento de conduta e de gestão
"O cara inaugurou um hospital que não estava pronto. Ele mentiu na cara da população. A juíza disse que não era para abrir o hospital porque não tinha sequer um plano de funcionamento, mas ele disse que perderia o montante, oriundo do programa federal ‘Desafio Chave de Ouro’. E tudo era uma mentira! O que houve foi um desafio dado pelo ex-presidente Michel Temer, que é do mesmo partido dele e foi preso hoje. O Emanuel prometeu inaugurar a obra para o Temer, mesmo que fosse essa enganação. Ele mentiu para a juíza e para o povo”, afirmou.
Pouco mais de 60 dias para o fim do seu mandato, Temer apresentou o programa Desafio Chave de Ouro, com o objetivo de acelerar a execução de obras e ações, a fim de que fossem entregues à população ou empreendidas.
“O que houve foi um desafio. Ele prometeu ao Temer que ia inaugurar até o fim do ano, mesmo que fosse uma enganação. E foi o que ele fez. Mas a verdade é que o novo Hospital e Pronto Socorro está fechado”, denunciou ele.
CUIABÁ 300 ANOS
O parlamentar social cristão também não poupou críticas à gestão de Pinheiro, às comemorações que serão feitas pelo aniversário de 300 anos de Cuiabá. "A prefeitura ainda não divulgou as atrações e nem disse quanto deve gastar, mas classificou como um megaevento"
A crítica foi por conta das comemorações, com três dias de festas (6, 7 e 8 de abril) que seriam inicialmente realizadas na Arena Pantanal e agora transferidas para o Sesi Papa, após recomendação aceita pelo Governo do Estado, do Ministério Público, que deve contar com shows nacionais, regionais e apresentações.
“Sabe o que ele [Emanuel] poderia fazer? Ao invés de fazer três dias de festas, deveria cancelar tudo e fazer três dias de solidariedade. Já pensou? Ao invés de trazer cantores nacionais, pagar camarote gratuito com open bar, open food para autoridades, tudo com o dinheiro do povo. Junta todos os empresários e vai fazer uma mega ajuda pra Santa Casa, que está fechada. Os funcionários do hospital estão passando fome. Estamos inclusive, fazendo entregas de cestas básicas para os funcionários, assim o dinheiro para os eventos seriam muitíssimo bem vindos”, sugeriu ele.
0 comments:
Postar um comentário
SITE SITE CUIABÁ FOCO MT