MDB pode lançar Janaína a prefeita se gestão Emanuel não estiver bem avaliada

s articulações em torno das eleições 2020 começam a se intensificar no MDB. No começo de abril, o partido irá escolher a nova diretoria regional, hoje comandada pelo deputado federal Carlos Bezerra. Apesar de desconversar, o cacique tem se perpetuado à frente da legenda e deve ser aclamado novamente. “Nunca fui candidato de mim mesmo. Tudo depende da escolha da maioria dos membros da Executiva”, disse Bezerra ao .
O cacique ressalta que sua vontade, por enquanto, é deixar as coisas como estão, com a deputada cumprindo até o fim seu mandato na Assembleia, mas sem descartar a hipótese de que o projeto político, por ora ainda incipiente, possa ganhar o partido daqui pra frente.
“Se tudo der certo, e o prefeito Emanuel continuar sendo bem avaliado pela população, é bem provável que seja ele a concorrer à reeleição, e tenho certeza que a Janaina vai concordar com isso, e apoiá-lo”, pondera o presidente estadual da legenda.
Bezerra cita os nomes de Janaina e Emanuel com a mesma facilidade que um enxadrista movimenta as peças de um jogo de xadrez. Mas, a mesma expertise do político deixa de fora da jogada um nome que tem sido taxado como “carta fora do baralho”, visto seu alto teor de criticidade nada amistosa, que é o suplente de deputado Valtenir Pereira, que por ora ocupa a vaga de Bezerra na Câmara de forma interina, com base em um acordo político de rodízio. Valtenir, por sua vez, quer disputar as prévias contra Emanuel. Os dois, inclusive, trocaram farpas nos últimos dias - leia aqui e aqui. Diante de toda essa indefinição, nos bastidores, Emanuel já considera a possibilidade de trocar de partido. Entre as possibilidades está a de se filiar ao PTB, onde está o filho e deputado federal Emanuelzinho.
Gilberto Leite
Carlos Bezerra e Emanuel Pinheiro
Carlos Bezerra conversa com prefeito Emanuel Pinheiro, virtual candidato à reeleição
Bezerra se licenciou por quatro meses no final de fevereiro e trabalha pesado nos bastidores para não deixar o MDB perder o gatilho das eleições municipais. Até voltar à atividade parlamentar ao final de julho deste ano, o “longevo”, como gosta de ser chamado, deverá consolidar as bases dos diretórios municipais da sigla e mobilizar as lideranças para definir as articulações pró-2020.
No comando de aproximadamente 30 prefeituras no Estado, o partido pretende concorrer na maioria dos 141 municípios. As prioridades são Cuiabá e Rondonópolis, que é a terceira maior cidade do Estado e também base eleitoral de Bezerra. Lá o nome defendido por Bezerra é o do deputado Thiago Silva, a quem o “cacique” chama de “sucessor político”.
A articulação de Bezerra tem sido feita em meio a outro tipo de articulação, dessa vez de contingenciamento com o Governo do Estado, seja para não afrouxar a relação do governador Mauro Mendes (DEM) com a bancada estadual do MDB, composta por Janaina Riva, Thiago Silva e Romoaldo Júnior, e ao mesmo garantir que as emendas impositivas sejam repassadas conforme a indicação dos deputados.
O repasse das emendas, dentro do quesito eleições 2020, é um ponto altamente estratégico na visão de Bezerra. Em benefício dos municípios, as emendas impositivas se transformam em munição política na hora do convencimento para conquistar votos.
Gilberto Leite/Rdnews
Janaina Riva durante campanha de Emanuel
Janaina Riva pediu votos para Emanuel em 2016 e foi a deputada mais votada em 2018
https://www.rdnews.com.br/

0 comments:

Postar um comentário

SITE SITE CUIABÁ FOCO MT