Os senadores por Mato Grosso Wellington Fagundes (PR) e Jayme Campos (DEM) anunciaram, na sessão plenária desta quinta-feira (28), que até o dia 4 de abril o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), dará início à intervenção na Santa Casa de Misericórdia da Capital. O hospital filantrópico está com as atividades paralisadas desde 11 de março.
Da tribuna, Wellington Fagundes ressaltou que, ao fechar, a unidade filantrópica de saúde tinha 632 pacientes, sendo 611 adultos e 21 crianças no serviço de oncologia e hemodiálise.
“A Santa Casa possui uma história de bons feitos. Claro que sempre houve altos e baixos, mas infelizmente hoje ela passa por essa preocupação que é de todos nós. Ela teve ali todo um trabalho de solidariedade da irmandade a toda a sociedade mato-grossense, porque a Santa Casa de Cuiabá atende todo o Estado de Mato Grosso e ainda países vizinhos, como a Bolívia, e Estados vizinhos, como Rondônia”.
Em aparte, Jayme Campos lembrou que a unidade tem 200 anos de história e está praticamente em estado de “insolvência”, por dever quase R$ 100 milhões. “Está insustentável. A Santa Casa fechou as portas e todos nós temos a responsabilidade, não só eu, como a bancada estadual, federal, o governador e, sobretudo, o prefeito Emanuel Pinheiro, por ser gestão plena”.
Na oportunidade, Wellington também fez um apelo para que o governador Mauro Mendes (DEM) destine parte dos R$ 159 milhões de uma emenda da bancada estadual para a unidade filantrópica. O prefeito também tem buscado dividir a responsabilidade sobre o hospital com o Estado, sob o argumento de que 70% dos atendimentos são a pacientes do interior – e que Cuiabá não tem condições de “salvar” a unidade sozinha.
O governador, por sua vez, assegura que a manutenção da Santa Casa é competência exclusiva da prefeitura e que o Estado não tem recursos para ajudar a reduzir o déficit financeiro.
Embora os senadores tenham feito o anúncio na tribuna do Senado, a Prefeitura de Cuiabá não confirma a decisão de decretar a intervenção no contrato da Santa Casa. Fonte OLIVRE
0 comments:
Postar um comentário
SITE SITE CUIABÁ FOCO MT