Durante anos o sarampo foi considerado uma doença controlada no Brasil, mas de acordo com uma atualização epidemiológica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), publicada em agosto de 2018, essa realidade mudou. Conforme o estudo, foram confirmados mais de 1.200 casos de sarampo no país, inclusive com óbitos.
Em Cuiabá, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde - SMS há anos não existem notificações de casos de sarampo. Apesar disso, a Capital aderiu às recomendações da OPAS de aumentar a cobertura vacinal e fortalecer a vigilância epidemiológica, com o intuito de detectar rapidamente possíveis suspeitas da doença.
Uma das ações da SMS, realizadas por meio da Atenção Básica para incorporar Cuiabá ao plano de eliminação não apenas do sarampo, mas também da rubéola, é a promoção de uma capacitação para os enfermeiros gerentes de todas as regionais sobre o plano de manejo das duas doenças. A cada semana do mês de outubro uma regional participa do curso.
De acordo com a Responsável Técnica de Imunização, Sandra Horn, a ideia é fazer a estruturação os serviços prestados em nível municipal. “Nesta capacitação traçamos algumas linhas de ações e indicadores com a finalidade de evitar a reintrodução e a transmissão endêmica dos vírus do sarampo e rubéola na nossa região. O trabalho envolve o Departamento de Vigilância em Saúde, a Vigilância Epidemiológica, Imunização, Laboratório e a Atenção Básica. Uma das ações propostas é garantir a expansão da homogeneidade e cobertura vacinal estimulando estratégias que incentivem a vacinação e a atualização do cartão”, comenta a RT.
Dentro do conteúdo do curso, os enfermeiros responsáveis das Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas de todas as regionais vão ver o fluxograma de atendimento, o diagnóstico diferencial das doenças exantemáticas (doenças infecciosas cujas manifestações cutâneas auxiliam para o diagnóstico), roteiros de investigação e medidas de prevenção, controle e proteção da população.
0 comments:
Postar um comentário
SITE SITE CUIABÁ FOCO MT