
Mal passou a eleição do diretório municipal do PSDB, e a legenda já apresenta indícios de estar se rachando. Enquanto parte do partido defende a candidatura própria para prefeito da Capital no ano que vem, outros dirigentes acreditam que a sigla deva permanecer na base do atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Entre os que defendem que o PSDB lance um nome para a disputa majoritária de Cuiabá em 2020 estão os deputados estaduais Wilson Santos e Carlos Avalone. O nome ventilado é do empresário Luiz Carlos Nigro.
Vale lembrar que, no mês passado, logo após a escolha da nova direção municipal do partido, o deputado Wilson Santos já lançou o empresário para a disputa.
Para ele, Nigro possui predicados para encabeçar a disputa e levar o PSDB de volta ao Palácio Alencastro. "O PSDB é o partido que tem os melhores nomes para a Prefeitura. E aqui está um moço que quero na convenção. Ele não me autorizou, mas quero dizer que temos hoje no quadro alguém que pode ser o novo prefeito de Cuiabá, o primo do ex-governador Dante de Oliveira, o companheiro Luis Carlos Nigro", disse na ocasião.
Nos bastidores, inclusive, a conversa é de que o deputado já estaria articulando uma chapa junto aos vereadores da oposição, que criaram um grupo para debater a eleição do ano que vem.
Entre os parlamentares estão Abílio Júnior (PSC), Diego Guimarães (PP), Marcelo Bussiki (PSB), Felipe Wellaton (PV) e Dilemário Alencar (Pros).
“Não é articulação do PSDB, foi uma iniciativa minha de iniciarmos conversações com quem nós temos identidade, simpatia. De fazermos o início de uma construção de um debate importante para a cidade”, justificou o parlamentar.
O deputado tucano, contudo, deve enfrentar resistência dentro da legenda. Isto porque, os vereadores da sigla trabalham no sentido de garantir a permanência do partido na base de Emanuel.
Atualmente, o PSDB possuiu três vereadores: Ricardo Saad, presidente do Diretório Municipal, Adevair Cabral e Renivaldo Nascimento. Todos apóiam o prefeito.
Adevair, entretanto, estaria analisando a possibilidade de vir a trocar de legenda para disputar a reeleição no ano que vem. O parlamentar tucano esta sendo assediado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), do ex-prefeito Chico Galindo.
O vereador ainda não bateu o martelo quanto à troca. A tendência é que ele espere a abertura da janela partidária, prevista para março do ano que vem.
Outro que também está sendo cortejado pelo PTB é o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB). O próprio socialista já admitiu que existe a possibilidade de ele vir a migrar de legenda.
Por outro lado, outros três vereadores já trocaram de sigla. Trata-se dos vereadores Juca do Guaraná, Lilo Pinheiro e Orivaldo da Farmácia. O primeiro trocou o PTdoB pelo Avante, o segundo o PRP pelo PDT. Já o terceiro deixou o PRP para se filiar ao Progressista.
As mudanças estão sendo analisadas tendo em vista a nova regra eleitoral que prevê o fim da coligação na eleição proporcional a partir do ano que vem.
0 comments:
Postar um comentário
SITE SITE CUIABÁ FOCO MT