
Prefeito explicou que pacientes sertão remanejados para o Hospital do Câncer e Hospital Geral Universitário (HGU)
Foto de Odoc
“Cuiabá e Mato Grosso não podem pagar pela irresponsabilidade da má gestão e por um problema interno de uma instituição de caráter privado que tem contratos com a saúde pública”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), em coletiva à imprensa, na manhã desta sexta-feira (15), no Palácio Alencastro.
Segundo o prefeito, “a Cuiabá dos 300 anos não pode conviver com a falência de uma instituição que está fazendo 202 anos de história”. Emanuel Pinheiro convocou a imprensa para anunciar as providências que já foram tomadas em função do fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.
“Garanto todo o atendimento, a continuidade do tratamento de todos que estão na Santa Casa, com esse procedimento que chamamos de ação humanitária. Nenhum paciente vai ficar de fora. A primeira preocupação nossa é com o respeito à vida. Todos, sem exceção, serão atendidos imediatamente”, afirmou o emedebista.
“São vidas humanas e o que tiver de ser feito para garantir o atendimento vamos fazer. Os pacientes serão encaminhados para o Hospital do Câncer e Hospital Geral Universitário (HGU)”. Conforme o prefeito, indistintamente, o acolhimento dos pacientes será feito nestes dois hospitais.
O prefeito disse que recebeu na noite de ontem (14), a folha salarial dos trabalhadores da Santa Casa. “Recebi a folha ontem à noite e só tem uma possibilidade para construir com os trabalhadores, que é enviar recursos carimbados para pagar os profissionais. Do contrário, não mando nada”, garantiu.
“Já nos reunimos com os prestadores de serviço de tratamento renal para acolhimento dos pacientes renais adultos que fazem hemodiálise na Santa Casa. Também para o atendimento prioritário das crianças que fazem diálise”, disse.
O prefeito explicou que já foram feitas as tratativas com o Hospital do Câncer e com o HGU para alinhar o acolhimento da demanda da Santa Casa de todos os pacientes. “Estamos fazendo um aditivo no contrato e já bloqueamos os encaminhamentos para a Santa Casa na regulação. A partir de agora, os pacientes novos vão para o HGU e Hospital do Câncer”, disse.
“Também já comunicamos as prefeituras do Estado que os pacientes com agendamento para a Santa Casa terão novos encaminhamentos. “Já criamos inclusive um núcleo de acolhimento na central de regulação para a demanda da Santa Casa de Misericórdia”.
São 652 pessoas, incluindo 40 crianças, que dependem do atendimento da Santa Casa atualmente. O prefeito adiantou ainda que está fazendo um levantamento da capacidade instalada dos demais hospitais para o acolhimento da demanda da Santa Casa. “Também abrimos no Hospital São Benedito mais dez UTI´s para que, se houver necessidade, mesmo fugindo a finalidade do hospital, estar preparado com dez leitos para receber qualquer necessidade”, disse.
0 comments:
Postar um comentário
SITE SITE CUIABÁ FOCO MT