NOVA LIDERANÇA Advogada é grande surpresa em Cuiabá; ex-vereador é mais votado para AL

Com grande estrutura de campanha, Emanuelzinho e José Medeiros ficaram em 2º e 3º, respectivamente, na capital
giselasimona.jpg

As eleições em Cuiabá mostraram algumas particularidades, principalmente nos cargos proporcionais. Na disputa a Câmara Federal, a ex-superintendente do Procon de Mato Grosso, advogada e atual presidente do sindicato da categoria, Gisela Simona (PROS) foi o principal destaque no maior colégio eleitoral, com mais de 440 mil votantes.
Mesmo com uma estrutura considera modesta, em comparação a outros candidatos ao cargo, ela foi a mais votada na capital do Estado. Gisela alcançou a margem de 11,95% dos votos válidos, com 33.762 votos registrados.
No Estado, Simona obteve mais de 50 mil votos, ficando a pouco mais de 400 da ex-secretária de Educação, Rosa Neide Sandes (PT), última eleita pela coligação “A Força da União”. Gisela teve uma derrota eleitoral, mas surge como nova liderança política no Estado.
Em segundo lugar na capital, o filho do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), Emanuelzinho (PTB), obteve 27.376, ou 9,69% dos votos. Em terceiro colocado, o hoje senador José Medeiros (PODE), foi a preferência de 17.436, ou 6,17% dos eleitores.
Tanto Emanuelzinho quanto Medeiros dispunham de uma grande estrutura de campanha. No Estado, eles ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente, e vão ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
“Fenômeno” de votos no Estado, mais de 127 mil votos, Nelson Barbudo (PSL) também recebeu boa votação na capital. Mesmo com base na cidade de Alto Taquari, ele recebeu 10.498 votos em Cuiabá, sendo o sexto mais votado.
ASSEMBLEIA
Na disputa à Assembleia Legislativa, o ex-vereador por Cuiabá Lúdio Cabral (PT) foi o preferido dos cuiabanos, registrando 12.690  votos. Em segundo lugar, o hoje vereador Elizeu Nascimento (DC) foi eleito com 11.526 votos.
Na terceira colocação, os cuiabanos dedicaram seus votos ao presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), que somou 10.800 votos. Todos eles foram eleitos e tomam posse no dia 1º de fevereiro.
GOVERNO E SENADO
Deixando a Prefeitura com uma aprovação superior a 80%, o governador eleito Mauro Mendes (DEM), venceu nas urnas de forma disparada em Cuiabá, capital do Estado. Ao final da apuração, Mauro conquistou 176.829 votos, ou 58,46%. Terceiro colocado no Estado, o atual governador Pedro Taques (PSDB), ficou em 2º em Cuiabá, com 82.717 votos.
O senador Wellington Fagundes (PR) somou 30.469 votos, ou 10,07%. Na sequência, o ex-superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Arthur Nogueira (Rede), conseguiu somar 7.534, ou 2,49%. Em último, o candidato do PSOL, Moisés Franz conseguiu 4.941 votos, ou 1,63%.
Já na disputa ao Senado, a Juíza Selma Arruda (PSL) liderou os votos dos cuiabanos com 28,47% da preferência. Na segunda colocação, o Procurador Mauro (PSOL), que não foi eleito, foi o preferido de 18,21% dos eleitores. O segundo senador eleito, Jayme Campos (DEM), recebeu 12,57% dos votos válidos, ficando em terceiro na capital.

0 comments:

Postar um comentário

SITE SITE CUIABÁ FOCO MT