O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou que a possível candidatura de seu filho, o estudante de Direito Emanuel Pinheiro Filho (PTB), de 23 anos, ainda não foi definida. O emedebista assegurou que a decisão sobre uma possível disputa ao cargo de deputado estadual ou federal caberá ao jovem.
O filho do prefeito da Capital se filiou ao PTB em 5 de abril. O ato teve a presença do ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, presidente estadual do PTB, e do líder municipal da sigla, Roberto Bezerra.
Apesar de informações de bastidores apontarem que o prefeito de Cuiabá planeja a candidatura do filho desde o ano passado, para o cargo de deputado federal, Pinheiro declarou que não teve participação nas escolhas políticas do jovem.
“Estou avaliando bem [uma possível candidatura do filho]. Ele, por opção, se filiou ao PTB. Ele conversou com vários partidos que o convidaram. Afunilou entre PTB e PV, mas por decisão dele, se filiou ao PTB”, declarou.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de o filho disputar as eleições de 2018, Pinheiro esquivou-se. “Daqui até a convenção [partidária], é um processo e vamos decidir juntos. Ele é muito jovem, tem apenas 23 anos, me ouve, mas a palavra final é dele. Cabe a ele maturar e ver se é isso mesmo que quer”, disse.
Nos bastidores, comenta-se que o prefeito da Capital já estaria conversando com aliados para impulsionar a candidatura do jovem.
‘Emanuelzinho’, como é conhecido o universitário, representa a terceira geração da família Pinheiro a entrar para a carreira política. A trajetória teve início com o avô dele, Emanuel Pinheiro Primo, que foi deputado federal e tinha planos de concorrer ao Senado. O então parlamentar, porém, foi assassinado no auge da carreira, em 1974.