O prefeito Emanuel Pinheiro debateu a retomada das obras do anel viário (Rodoanel), bem com a construção do Contorno Leste na Capital, ao longo do seminário “Infraestrutura Rodoviária de Mato Grosso: Obras da BR-163/364 no trecho Cuiabá-ROO, com foco nas travessias urbanas de Cuiabá e Várzea Grande”. Ao longo da manhã desta segunda-feira (05), o gestor e diversos representantes do poder Legislativo, da Câmara Municipal, além de chefes do Executivo de outros municípios do interior, pontuaram a importância do Contorno Norte, em benefício da melhoria e da fluidez na Rodovia do Imigrantes, à medida que naturalmente promove o crescimento econômico e social das regiões contempladas com as intervenções.
Para o chefe do Executivo, as obras debatidas representam a busca pela consolidação do desenvolvimento urbano e socioeconômico da Capital, que é a principal porta de entrada dos veículos de grande porte, que trafegam com a produção agropecuária do estado de Mato Grosso. Pinheiro também compartilhou a grandiosa proposta do Contorno Leste, desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, que compreende pouco mais de 17 km, cruzando a cidade e integrando as regiões mais periféricas ao centro. O novo trajeto vai beneficiar diretamente cerca de 200 mil habitantes, valorizando as propriedades presentes na região e promovendo a geração de emprego.
“O agronegócio está diretamente vinculado à Cuiabá e o tráfego de transportadoras de grãos e outras commodities passa pela nossa cidade. Por isso, é fundamental que ela seja preservada e também colha alguns frutos com esse novo empreendimento. Uma obra extremamente esperada, o Rodoanel compreende o perímetro rural da nossa terra e vai promover o escoamento da produção, sem danificar e causar transtornos na mobilidade urbana da Capital. Paralelo a esse ousado projeto de infraestrutura, apresentamos a proposta do Contorno Leste, que também implicará no desenvolvimento econômico e social do município. Planejada dentro do espaço urbano, as longas pistas passarão por dentro de 21 bairros carentes, permitindo a geração de renda, à medida que cria uma rota alternativa de mobilidade urbana, assim como o anel viário o fará. É mais uma forma de valorizar nossa cidade, permitindo que ela cresça ordenada e exponencialmente ”, pontuou.
Para o presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem, o senador Wellington Fagundes, é importante ampliar esse diálogo sobre ambos os contornos, considerando que eles promoverão o crescimento conjuntamente da região. O representante - que mediou o debate entre todos os presentes - ainda lembrou o abrangente alcance da Rodoanel, que vai ligar, quando concluído, a BR-163/364 na região do Coxipó até a BR-163/364 na região do trevo do Lagarto, já em Várzea Grande.
“As obras já contam com 10 km pavimentados, entre a MT-251 (que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães), passando pela MT-010 (que liga ao Distrito da Guia), chegando ao Distrito de Sucuri. Hoje o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fez a entrega de 23 km de pista nova da duplicação da BR-163/MT, no trecho que compreende a Serra de São Vicente e Cuiabá. As vias foram pavimentadas considerando a alternativa mais viável econômica e tecnicamente, sendo feitas em concreto. A escolha preza pela garantia de uma maior durabilidade do asfalto, resultando também em uma baixa manutenção. É importante salientar que estamos caminhando adiante com essa nova rota, que contempla 52,7 Km no total, incluindo duas pontes, uma sobre o Rio Coxipó e outra sobre o Rio Cuiabá. E ao final destes trabalhos, o nosso Estado será recompensando com benefícios sem precedentes”, afirmou Fagundes.
Dentre as melhorias asseguradas pela anel viário, o DNIT pontua uma melhoria significativa na segurança dos condutores e uma contribuição direta para a mobilidade urbana e acessibilidade da via. Além disso, o acesso aos bairros da Capital será ainda mais rápido, considerando que não haverá a necessidade de percorrer pela região central, comprometendo ainda mais a trafegabilidade urbana. Segundo o superintendente Regional do DNIT em Mato Grosso, Orlando Machado, alguns dos benefícios já podem ser sentidos pelos motoristas que transitam pelo perímetro já pavimentado.
“Esta é uma obra de grande magnitude e já tivemos alguns impactos na segurança dos condutores. Em 2017 tivemos o menor índice de acidentes dos últimos 11 anos. Se já é possível sentir o efeitos positivos com apenas 60% dos trabalhos executados, imagine quantas prerrogativas serão perceptíveis quando todo esse segmento estiver duplicado. Além disso, Cuiabá e Várzea Grande respondem por 85,2% da população total da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, reunindo um total de 944.452 habitantes e precisamos de rotas alternativas que não prejudiquem o andamento dos municípios. O Contorno Norte vai transformar a dinâmica do nosso Estado, diminuindo o tempo de viagem dos veículos que trafegam pela BR-163/MT, aumentando a segurança dos habitantes da zona urbana e diminuindo o tráfego, eliminando alguns gargalos na Capital”, concluiu o superintendente.
Orçada em R$ 500 milhões, os trechos remanescentes estão sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Sinfra) e os recursos são originados do Governo Federal.
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