Convenções partidárias se concentrarão no final de semana

Wellington Fagundes, Mauro Mendes, Pedro Taques e o procurador Mauro são os pré-candidatos ao governo estadual – Foto: Arquivo
Este final de semana, entre sábado e domingo, serão os dias de realização das convenções partidárias que irão realmente definir as candidaturas majoritárias e proporcionais, que concorrerão às eleições em outubro deste ano, para a escolha do presidente, senadores, governadores, deputados federais e estaduais. É comum os partidos deixarem para a última hora a homologação de suas candidaturas, tendo em vista, o jogo do xadrez político para as acomodações partidárias.
A convenção regional do PR, que tem como pré-candidato ao governo do Estado o senador Wellington Fagundes, será no domingo (5), a partir das 14 horas, no Hotel Delmond, em Cuiabá. O PSDB, que tem como pré-candidato à reeleição o governador Pedro Taques, também realiza a sua convenção estadual em Cuiabá, no domingo (5), mas pela manhã, a partir das 9 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso. O Dem que tem como pré-candidato a governador o ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes, realiza sua convenção estadual no Ginásio Dom Aquino em Cuiabá, a partir das 8 horas, amanhã (4).
A realização das convenções partidárias objetiva a deliberação da formação ou não de coligações, bem como para a escolha dos candidatos que irão concorrer às eleições gerais deste ano. Após as escolhas feitas na convenção, os partidos e as coligações têm até o dia 15 de agosto para registrar, junto ao TRE-MT, o Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) de seus candidatos.
ATÉ AGORA – As últimas definições sobre as pré-candidaturas majoritárias, até ontem (2), eram que Pedro Taques teria como pré-candidatos a senatória em sua chapa o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) e a juíza aposentada Selma Arruda (PSL). Wellington Fagundes (PR), definido com as pré-candidaturas ao Senado do atual deputado federal Adilton Sachetti (PRB) e da ex-reitora da UFMT Maria Lúcia Cavalli Neder (PCdoB), sendo esta também cotada a vice-governadora. Já o ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes estaria fechado com Jayme Campos (Dem) e o ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD), ambos como candidatos ao Senado. As pré-candidaturas de vice-governador das chapas estariam para ser definidas até o domingo (5), prazo final para as convenções.
O PSOL também se prepara para confirmar a candidatura do Procurador Mauro ao Governo do Estado. A convenção estadual será realizada no domingo (5), a partir das 15h, na sede da Adufmat, em Cuiabá. Além disso, o PSL deve lançar candidaturas ao Senado, ocorre que os nomes serão definidos somente na convenção.

Related Posts: