Um policial civil agrediu o idoso Vitalino Xavier dos Santos, de 91 anos. O fato, ocorrido na manhã desta sexta (27), na agência da Caixa Econômica Federal do bairro Jardim Petrópolis, foi filmado por populares e viralizou no aplicativo de mensagens instantâneas Whatts App.
O policial civil, identificado como Ailton Afonso Batista, de 35 anos, é lotado na Delegacia de Repressão aos Entorpecentes (DRE). Conforme o BO (número 2018.235521), o idoso foi ameaçado com arma de fogo sob a acusação de ter furtado o cartão do banco que pertence ao agressor.
Ailton desferiu socos no abdômen e também empurrou Vitalino - PM reformado - que acabou caindo no chão. O policial civil ainda teria ameaçado revistar todos os presentes na agência bancária para localizar o cartão.
Depois da confusão, o policial civil fugiu em um veículo Pálio de cor prata. O automóvel é viatura descaracterizada da Polícia Civil.
O caso foi registrado como lesão corporal, injuria e ameaça. A Polícia Civil já requisitou imagens do circuito interno de TV do banco.
A Polícia Civil divulgou nota sobre as providências que está adotando. O idoso foi encaminhado para exame de corpo delito e deve representar contra o agressor.
Confira, abaixo, a íntegra da nota:
A Polícia Judiciária Civil informa que a Corregedoria de Polícia já tomou ciência do caso e está adotando todas as providências cabíveis. A vítima está sendo ouvida na Corregedoria e o policial civil deverá responder na esfera criminal e administrativa.