Com uma administração voltada ao progresso, buscando todas as ferramentas para transformar Cuiabá e, ao mesmo tempo, resgatar suas raízes, difundindo a capital cuiabana nacionalmente e mundialmente, o trabalho da gestão atual vem chamando atenção de grandes parceiros, como a da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), que realizará o 5º Congresso Nacional de Educação Católica em Cuiabá. Oficialmente, o Congresso será lançado no 21 de setembro deste ano, em Brasília, e acontece entre os dias 22 e 24 de maio de 2019 em Cuiabá, fazendo parte do calendário de aniversário do tricentenário da cidade.
Para estreitar esse relacionamento, o vice-prefeito Niuan Ribeiro recebeu na tarde desta quinta-feira (14), no Palácio Alencastro, representantes da Anec: o secretário executivo, Evandro Luís Amaral, e a conselheira estadual e nacional da Associação Nacional de Educação Católica, a freira Márcia Santos.
Na ocasião, Niuan destacou a relevância da realização do evento e o quanto a escolha da Capital é motivo de entusiasmo para gestão, que a vê como reconhecimento deste um ano e cinco meses de trabalhos prestados ao município.
“Fico muito feliz pela escolha. Ela, sem dúvida, é fruto do trabalho de dignificação, que a gestão atual vem promovendo na Capital. O prefeito Emanuel Pinheiro e toda sua equipe tem, diariamente, buscando todos recursos possíveis para construir uma Cuiabá melhor para se viver, e a educação, tema desse Congresso, é elemento fundamental para o progresso. Vamos ir além do apoio. Vamos nos envolver no evento e mostrar nossa linda cultura, para que as pessoas conheçam essas riquezas e saibam o quanto elas contribuem para o crescimento do Brasil”, disse Niuan.
Com o tema voltado à sustentabilidade, o evento, além dos debates com convidados renomados, prevê a participação dos profissionais da Educação local, ajudando a difundir os assuntos e promover a troca de experiência com os diferentes conhecimentos. Para Evandro Luís Amaral, um dos representantes da Anec, Mato Grosso vem sendo exemplo na busca pela sustentabilidade, o que contribuiu para a escolha da Capital como sede da 5ª edição do Congresso.
“O estado está avançando na sustentabilidade em aspectos ambiental, social e econômico. Além disso, a riqueza que a região possui precisa ser tema de debate, e o mundo precisa conhecer tudo isso e saber o quanto esses elementos tem o poder transformador na educação. Vamos, com certeza, trabalhar juntos na promoção do evento e agregar a ele a cultura local, embelezando mais ainda as atividades. Agradecemos ao prefeito e ao vice, que prontamente vêm dialogando conosco. Ficamos muito felizes por fazer parte do calendário dos 300 anos de Cuiabá”, relatou o executivo.
A iniciativa ainda conta com um espaço aberto para a apresentação de trabalhos acadêmicos e temáticos, fóruns de discussão, mesas redondas e salas de interação. Esses espaços serão abertos ao público. “Vamos abraçar essa oportunidade, de grande alcance nacional e internacional, usufruir dos espaços, reunir um grande público, fomentando os potenciais turísticos e ainda colocar Cuiabá na vitrine para as demais regiões”, concluiu o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.
O congresso possui grande alcance nacional e em sua última edição, em 2017, contou com a participação de cerca de 2 mil pessoas de todo o país. A organização estima o mesmo público para a 5ª edição, em Cuiabá. A previsão é que as inscrições para o Congresso comecem logo após o seu lançamento, em setembro deste ano.