O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu, nesta terça-feira (03), em seu gabinete, representantes do Conselho de Segurança – Conseg para alinhar a atuação da Prefeitura de Cuiabáem relação aos crescentes números de roubos e furtos registrados principalmente na área central da Capital, com a proposta de realização de ações conjuntas entre o poder público e a entidade.
Para o chefe do Executivo municipal, é importante criar um ambiente de discussão sobre políticas públicas de segurança para o Centro Histórico, tendo em vista que novos projetos de requalificação da região serão implantados e se faz necessária essa ação conjunta. Para isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, está preparando uma ação efetiva contra o aumento da população de rua.
“Precisamos criar uma rede de ações voltadas à segurança pública nestes locais. Estamos começando a trabalhar as causas dos problemas e contamos com o apoio do Conseg para que assim possamos trazer resultados mais significantes”, disse Emanuel.
Os integrantes do Conseg destacaram o trabalho desempenhado pela gestão diante dos projetos previstos para o centro, mas solicitam que mais ações sejam desenvolvidas, principalmente quando envolvem pessoas em situação de rua. “Sabemos que não é uma questão só de segurança pública. Temos que trabalhar juntos”, disse Gerson Lintzimayer, que é comerciante e presidente do Conseg.
De acordo com Lintzimayer, presidente do Conselho - que abrange a Região do Centro e Porto, juntamente com demais representantes do comércio, a segurança na área central de Cuiabá está causando preocupação ao setor. No primeiro momento, a instituição sugere recrutar voluntários para o atendimento à essas pessoas em situação vulnerável, com o apoio do poder público e auxílio de ONGs voltadas ao problema.
“Nós estamos em busca de alternativas para proporcionar maior segurança aos comerciantes da região, bem como para a população em geral, e acreditamos que o prefeito Emanuel Pinheiro vai nos ajudar com o tratamento do centro, que seria fortalecido com a instalação de um batalhão da Polícia Militar, o que proporcionaria uma grande melhoria no local, deixando os policiais mais próximos do cidadão”, completou Gerson.
Ainda durante o encontro, os representantes confirmaram ao gestor a realização da 12º edição do “Liquida Centro”, de 09 a 14 de julho, com o objetivo de oferecer ao consumidor descontos de até 70%. Por meio dessa ação, o Sindicato de Tecidos, Confecções e Armarinhos (Sincotec) almeja também o crescimento no volume de vendas e o aumento no fluxo de pessoas na região central de Cuiabá.