Mais uma adiantamento para os mato-grossenses poderem desfrutar do Complexo da Salgadeira. O Governo do Estado pediu um (novo) aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado (MPE) e adiou o prazo final da entrega das obras do dia 15 de junho (sexta-feira) para o dia 30 deste mês. No entanto, segundo o próprio governo, a reforma no local já estaria 100% concluída.
No final de maio, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o MPE firmaram um acordo, após processo de licenciamento ambiental, e liberaram o local para banho, que era um anseio da população. Na ocasião, o governo teria informado que ainda faltavam pequenos ajustes na obra. Igualmente, também faltava licitar a empresa que responsável pela gerência do local, inicialmente por um prazo provisório de 90 dias.
A data de entrega do local, que seria 15 de junho, foi divulgada pelo governo do estado e já simbolizaria um atraso de quase 70 dias do prazo inicial, uma vez que estava prevista a inauguração do espaço para o aniversário de Cuiabá, no dia 8 de abril. No entanto, na ocasião, o governo cancelou e adiou a entrega do espaço, que foi transferida para o dia 22 do mesmo mês. Mais uma vez, a data não foi cumprida. Desde então, nenhuma outra data foi confirmada pelo Executivo.
Na manhã desta segunda-feira (18), porém, o Gabinete de Comunicação e a assessoria da Secretaria de Estado de Cidades (Secid) confirmaram ao Circuito Mato Grosso que as obras estão 100% concluídas. Ainda assim, a Secid, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o MPE firmaram o novo aditivo na sexta-feira passada.
Na justificativa, o governo pediu a extensão do prazo a fim de garantir que a inauguração do espaço aconteça quando já tiver uma empresa responsável pelo gerenciamento. Até o momento, o processo licitatório, movido pela Sedec, não foi encerrado, mesmo já tendo passado mais de dois meses da primeira data de inauguração.
Segundo o governo, a expectativa é de que a Salgadeira seja aberta ao público até o final deste mês, atendendo ao novo prazo.
Confira a nota da Secid na íntegra:
A reforma do Complexo Turístico da Salgadeira, situado na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), em Cuiabá, fazia parte do pacote de obras para Copa de 2014 e foi concluída pelas secretarias das Cidades e Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da adjunta de Turismo. A inauguração deve ocorrer nos próximos dias.
O local já apresenta status de obras 100% concluídas. Ao custo de R$ 12,6 milhões, a reforma foi executada pela empresa Concremax Engenharia Ltda. O resgate do local foi possível após a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Governo de Mato Grosso e o Ministério Público Estadual com homologação do poder Judiciário, no ano passado.
A Salgadeira está mais organizada, moderna e cumprindo exigências de responsabilidade ambiental. Agora, o complexo passará a contar com um restaurante amplo, um minimuseu, uma loja de souvenir, um posto policial, um mini auditório, área administrativa, playground, paisagismo e duas guaritas.
A novidade do projeto está na construção de uma estação de tratamento de esgoto, 24 postes de oito metros de altura, com lâmpadas de LED movidas à energia solar e a implantação de 540 metros de trilhas metálica, por onde os visitantes irão andar durante o passeio para evitar o contato com o solo e, consequentemente, sua depredação.
O local também terá mirantes, rampas e portas que permitem acesso de pessoas com deficiência. Além de estacionamento com 100 vagas para veículos, sendo cinco para ônibus, 84 para carros, além de 10 reservadas ao administrativo do complexo.