A Prefeitura de Cuiabá realizou nesse domingo (17) a entrega de 140 aventais, tamanho único, para os artesãos da Associação Homens e Mulheres de Fibra. O ato foi formalizado mediante a assinatura de um Termo de Doação efetuado pelo secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, juntamente com a presidente da instituição representante dos profissionais, Sônia Freitas. A solenidade aconteceu na tradicional Vila Cuiabana, na Orla do Porto, local que abriga a feira do artesanato todos os fins de semanas.
De acordo com Hugueney, tem sido um marco na Prefeitura de Cuiabá buscar alternativas para fomentar todas as atividades que colaborem na difusão da cultura e do turismo cuiabano. É nesse sentido que ele destacou a importância de ações como a entrega dos aventais para uma classe que merece total valorização, tanto por parte do poder público, quanto da população. O secretário destacou ainda que, além da entrega dos aventais, a pasta já havia auxiliado, anteriormente, com a cessão do espaço na Vila Cuiabana, para que os trabalhadores pudessem expor seus produtos.
“É uma alegria imensa poder realizar ações como esta. Fizemos mais uma entrega a pedido do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, seguindo o caminho de uma gestão humanizada, próxima da população e que procura sempre proporcionar oportunidades às pessoas. Eu, como secretário, fico muito feliz de poder colaborar com nossos artesãos. São pessoas que lutam a cada dia para levar com dignidade a comida para a mesa de suas famílias. Somos muito gratos por poder fazer parte disso. Estamos na Prefeitura exatamente para fomentar essas atividades”, comentou o gestor.
Para a presidente da Associação, Sônia Freitas, apesar de aparentar ser uma ação simples, a entrega dos 140 aventais possui um grande valor para os artesãos. Ela contou ainda que a entidade possui cerca de dois anos e mais de 500 associados, demonstrando a força da classe na Capital. “Estamos começando nesse trabalho e temos enfrentado algumas dificuldades, mas continuamos sempre lutando. A entrega desses aventais é um incentivo a mais, pois sem essa colaboração da Prefeitura, o artesanato enfrentaria uma dificuldade ainda maior para manter-se”, afirmou a presidente.
Uma das beneficiadas com a entrega foi a artesã Elisabete Saga, de 65 anos. Ela relatou que, após a aposentadoria, conseguiu encontrar no artesanato em crochê uma nova atividade para gerar renda e, ao mesmo tempo, fazer novas amizades. Por conta disso, ela argumentou que é extremamente fundamental que o Município continue fomentando esse tipo de prática. Ela lembra também que a feira acontece todos os sábados e domingos, das 16h às 22h, e costuma atrair muitas pessoas, inclusive turistas de outras regiões do Brasil e do mundo.
“Muitos artesãos precisam desse auxílio, pois a maioria são de bairros distantes da Orla do Porto e gastam dinheiro com a locomoção. Então, às vezes, uma ajuda desse tipo que recebemos hoje já tem um grande significado para nós. Na grande maioria são pessoas que necessitam desse trabalho para garantir a renda do mês, por isso, essas medidas de incentivos são necessárias para que continuemos divulgando nosso turismo. Nesse fim de semana, por exemplo, tivemos a visita de um grupo de estrangeiros que vieram para Cuiabá e levaram nossos produtos”, finalizou Elisabete.