Conferência Municipal reúne representantes da Educação em Cuiabá na próxima segunda-feira

Sociedade civil, profissionais e gestores vão avaliar as estratégias para implementação de metas previstas no Plano Municipal de Educação
Na próxima segunda-feira (25), representantes da Educação de Cuiabá estarão reunidos no Hotel Fazenda Mato Grosso para a 1ª Conferência Municipal de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME). O evento está sendo organizado pelo Fórum Municipal de Educação como uma estratégia para fortalecer o diálogo e a participação ampla da sociedade, na definição da política educacional do Município de Cuiabá.
A conferência irá reunir delegados das 162 unidades educacionais que compõem a rede municipal de Educação, das escolas particulares, filantrópicas e instituições de ensino superior e as ligadas ao segmento. A expectativa dos organizadores é de que mais de 400 pessoas participem do evento.
O coordenador geral do Fórum Municipal de Educação, professor Luiz Batista Jorge falou sobre o evento. “Durante a Conferência Municipal de Avaliação estaremos avaliando as estratégias para que possamos alcançar as metas estabelecidas no plano, para que Cuiabá tenha uma Educação que realmente consiga atender a demanda da nossa população”, explicou Luiz Jorge.

Plano Municipal de Educação
O Plano Municipal de Educação foi elaborado em 2014 para o período de 2015/2020. Composto por 20 metas e mais de 100 estratégias, o plano orienta as políticas públicas para o sistema educacional do município, incluindo as instituições públicas e privadas, em todas as etapas e modalidades, da educação básica até a superior.
Entre as metas previstas estão a garantia do atendimento às crianças da educação infantil, ampliando esse atendimento, de forma gradativa, até que atinja 50% da demanda na faixa etária de 0 a 4 anos e 11 meses em creche até o final de 2020 e, além de alfabetizar todas as crianças, no máximo até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Também integra o conjunto de metas a melhoria da qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades do sistema de ensino, visando elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O  PME prevê também manter e ampliar a execução das políticas da educação inclusiva nas unidades educacionais; erradicar, até 2023, o analfabetismo da população de 15 a 39 anos; fortalecer o regime de colaboração entre Município, Estado e União; e garantir a aplicação dos recursos públicos destinados à educação pública; entre outras ações.
O secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos, destacou que a execução do Plano Municipal de Educação é uma orientação da gestão Emanuel Pinheiro cumprindo a  determinação legal imposta pela sociedade, para que Cuiabá possa ofertar um ensino cada vez mais inclusivo e de qualidade.
“O monitoramento e avaliação do plano é uma etapa fundamental para que possamos implementar políticas públicas que atendam às demandas e necessidades da população. O Plano Municipal de Educação norteia as ações do poder público espelhando o que nós queremos para a Educação nos próximos 10 anos”, destacou ele.

Serviço
O que: 1ª Conferência Municipal de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME)
Quando: 25 de junho
Onde: Hotel Fazenda Mato Grosso