Em uma tarde de alegria, com belas canções e manifestações de fé, o prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro recepcionaram os devotos e festeiros da tradicional Festa do Senhor Divino Espírito Santo. A solenidade faz parte do calendário litúrgico - uma tradição da cultura Católica há mais 170 anos - e aconteceu no Mirante do Palácio Alencastro na tarde desta segunda-feira (7).
“Um honra fazer parte desse tradicional momento, expressão das raízes de um povo extremante devoto e hospitaleiro que encontrou no caminho da fé a força para trilhar três séculos de história. Quero agradecer a presença de todos nessa casa cuiabana e destacar que mais importante que o simbolismo da festa e dos objetos trazidos aqui, é a energia que vocês emanam, contagiando nossas vidas,” afirmou o prefeito.
Durante o evento religioso, Pinheiro e Márcia receberam das mãos do imperador e da imperatriz da festa, o empresário Dalmi Defanti e a procuradora-geral do Estado Gabriela Novis, a coroa simbólica do Divino em um ato de benção ao casal e toda equipe do Executivo Municipal.
“Percorrer as ruas de Cuiabá, levando alegria, esperança e fé, por meio do Divino, é um compromisso que tenho durante os próximos dias. E faço isso com muita amor por este evento lindo, que é dom de Deus. Somos gratos aos que têm nos recebido, sempre muito empenhados em nos auxiliar no festejo. Jesus não almejou riqueza, ele procurava por simplicidade e, como filhos dele, assim devemos ser”, declarou a imperatriz.
O padre Edimilto Santos da Mota, Cura da Catedral Metropolitana de Cuiabá, que conduziu o ato religioso, agradeceu pela oportunidade de estar à frente de um momento tão importante à Igreja Católica e frisou sobre o comprometimento da família Pinheiro com a preservação das tradições religiosas.
“Este é o segundo ano que somos recepcionados nesta gestão. O prefeito e a primeira-dama vêm sempre demonstrando total apoio, não só a este festejo, mas em todos os eventos que a igreja organiza e estão sempre nos prestigiando, com muita simplicidade e carinho. Ficamos satisfeitos pela graça de abençoá-los e construir com a gestão atual, uma cidade melhor. Em nome de toda comunidade católica, quero registrar o agradecimento por mais este ano de fé e alegria aos festejos de Divino”, disse o padre.
A solenidade também marcou a saída da esmola com a visita da Bandeira do Divino Espírito Santo às casas dos fiéis. Após o ato de fé, foi servido aos presentes um delicioso chá com bolo cuiabano. A festa do Senhor Divino Espírito Santo é organizada pela Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e sua programação vai até o dia 20 de maio, Domingo de Pentecostes, com missa, procissão e uma quermesse.