Segundo a pesquisa, Emanuel Pinheiro, Procurador Mauro e Wilson Santos estão tecnicamente empatados
Na reta final de campanha eleitoral passa a ser difícil prever quem vai para o segundo turno das eleições municipais em Cuiabá. Se outros institutos de pesquisas como o Ibope aponta Emanuel Pinheiro (PMDB) e Procurador Mauro (Psol) como os eventuais concorrentes, o Gazeta Dados divulga nesta terça-feira uma posição completamente diferente, com três candidatos empatados tecnicamente e sem a possibilidade de assegurar quais deles passam para a segunda etapa da disputa. Emanuel Pinheiro, Procurador Mauro e Wilson Santos (PSDB) estão, segundo o instituto tecnicamente empatados. Resta saber, nesta guerra de pesquisas quem estará mais próximo da realidade. A definição, ao andar da carruagem apenas no domingo durante a apuração dos votos.
A pesquisa divulgada nesta madrugada pelo Gazeta Dados e que tem uma margem de erro de 4% para mais ou para menos mostra Emanuel Pinheiro na liderança com 33,75% das intenções de votos. Ele é seguido muito de perto pelo Procurador Mauro com 31,25% dos votos. Já o ex-prefeito e deputado estadual Wilson Santos está na terceira posição com 27,5%.. Sem nenhuma chance de irem para o segundo turno aparecem Julier Sebastião (PDT), com 3,75%, Serys Slhessarenko (PRB), que atinge 2,5% e Renato Santtana (Rede), com 1,25% das intenções de voto.
O Instituto também fez a pesquisa estimulada, quando os eleitores são apresentados aos nomes dos candidatos. Nesta modalidade, Emanuel mantém a primeira posição com 27%, Procurador Mauro, está com 25% e Wilson Santos foi para 22%. Julier é o quarto colocado com 3%, seguido por Serys, que tem 2% e Santtana, com os mesmos 1%. Brancos e nulos somam 7% e chega a 13% o índice de eleitores indecisos.
Na modalidade espontânea, quando o eleitor não tem os nomes dos concorrentes, Emanuel Pinheiro tem 25%, Procurador Mauro 22% e Wilson Santos 19%. Julier Sebastião da Silval aparece com 3%, Serys Slhessarenko com 2% e Renato Santtana é lembrado por 1% do eleitorado. Votos brancos e nulos estão em 7% e 21% dos eleitores não souberam responder.
Rejeição
Mas, se a pesquisa mostra um ligeiro crescimento de Wilson Santos na disputa para chegar ao segundo turno, mostra também que o candidato teve crescimento também no quesito rejeição, o que não explica como pode crescer nas duas vertentes da pesquisa. O ex-prefeito que nos últimos dados do Gazeta Dados apresentava 41% de rejeição, tem agora 46%, um crescimento muito alto, que segundo especialistas praticamente o inviabiliza chegar ao segundo turno. Na segunda posição neste quesito está a professora Serys Slhessarenko com 11% dos eleitores, à frente de Emanuel Pinheiro que tem 7%. O procurador Mauro ficou com 6%, Renato Santtana com 5% e Julier com 2%. Não souberam e não responderam somaram 17%, enquanto aqueles que não rejeitam nenhum candidato atingiram 6%.
O levantamento ouviu 800 pessoas em Cuiabá, entre os dias 22 e 24 de setembro. A margem de erro é de 4%, para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, se fossem realizadas 100 pesquisas em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MT-04743/2016.