Emanuel Pinheiro - LIMPEZA URBANA – Catadores de lixo revelam anseios a Emanuel

ecopav
Num bate-papo informal com cerca de 50 trabalhadores, Emanuel aproveitou para apresentar algumas de suas propostas para a Capital
Onde falta consciência ambiental, sobra trabalho a garis e catadores de lixo. A par da responsabilidade e da importância desses profissionais para com os mais de 580 mil habitantes da Capital, no que diz respeito à limpeza urbana, o candidato a prefeito por Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), se reuniu na manhã desta quinta-feira (08) com funcionários da Ecopav – concessionária responsável pela coleta de lixo no município.
Num bate-papo informal com cerca de 50 trabalhadores, Emanuel apresentou algumas de suas propostas para a população cuiabana. Mais do que isso, ouviu quais os anseios da categoria e questionamentos, como o de Wenderson Alves, que preside o Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana de Mato Grosso. “Queremos saber o que você vai fazer por nós, trabalhadores?”, questionou.
“Um dos principais pontos que quero discutir com as entidades ligadas ao sistema S (Fiemt, Famato e Fecomércio) é a criação de um programa de qualificação da mão de obra local. Porém, antes disso, precisaremos investir num outro programa, o de alfabetização. Sabemos que o percentual de pessoas que não sabem ler, nem escrever, ainda é grande na nossa cidade. Não adianta oferecer curso de especialização, onde ainda não se sabe o básico. Precisamos oferecer dignidade e tratar as pessoas com respeito, dando condições iguais para cada uma”, sinalizou Emanuel.
A expectativa depositada em Emanuel pelo coletor de lixo, Moisés Rodrigues de Melo, é de que ele possa resgatar políticas importantes para a população, voltadas à saúde e segurança pública. “Eu acredito que ele é o melhor para Cuiabá. Não tenho dúvida disso. E acredito que ele, como prefeito, vai mudar essa realidade, vai olhar para os menos favorecidos”, pontuou.
Em resposta, o candidato destacou que na saúde dará continuidade à construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Leblon e do Verdão, assim como do novo Pronto-Socorro de Cuiabá. Já na atenção básica, a meta é chegar, nos quatro anos de mandato, a 125 equipes do Programa Saúde da Família (PSF).
Emanuel também falou sobre a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, além de reativação da Guarda Municipal. Respondendo aos anseios dos profissionais, o peemedebista ressaltou que irá discutir com empresários e sociedade a possibilidade dos catadores de lixo gozarem de descanso nos feriados nacionais. “Precisamos debater isso, de forma que não prejudique a sociedade, nem a categoria, que, diga-se de passagem, trabalha pesado todos os dias”, pontuou.

Related Posts:

0 comments:

Postar um comentário

SITE SITE CUIABÁ FOCO MT