
A uma semana do encerramento da propaganda eleitoral em rádio e TV, o programa dos principais candidatos exibidos ao meio dia desta segunda-feira (26) explorou na maior parte ataques pessoais e as alianças feitas pelos grupos políticos dos candidatos. O candidato a prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) exibiu um quadro negro afirmando que o adversário Wilson Santos (PSDB) apelou a baixarias em 2004 para vencer a disputa a prefeito de Cuiabá contra o petista Alexandre César.
E novamente as mesma baixarias e ataques pessoais se repetiram em 2008 quando foi reeleito na disputa contra o empresário e atual prefeito Mauro Mendes (PSB). Em seguida, o programa do candidato Julier Sebastião da Silva (PDT) questionou o discurso de Wilson Santos e Emanuel Pinheiro que afirmam publicamente terem o apoio do prefeito Mauro Mendes.
Foi destacado com base em reportagens publicadas na imprensa que Mendes já classificou Emanuel Pinheiro de traidor e jamais subiu em um palanque com a presença de Wilson Santos para manifestar apoio neste processo eleitoral. “Nesta eleição tem gente implorando pelo apoio que não tem. E gente declarando apoio que nunca teve. Wilson Santos diz ter o apoio do atual prefeito, mas o atual prefeito nunca subiu no palanque de Wilson. Até subiu no palanque de Wilson, mas exigiu que Wilson não estivesse lá. A esposa do atual prefeito disse que Wilson é mentiroso. O atual prefeito já chamou Emanuel Pinheiro de traidor. Se nem o atual prefeito tem coragem de declarar apoio a nenhum dos dois porque a população deve acreditar neles?”,dizia a narração.
O programa eleitoral do candidato Wilson Santos questionou a atuação de Emanuel Pinheiro na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Assembleia Legislativa que investigou suspeitas de corrupção no MT Saúde na ordem de até R$ 21 milhões, plano de saúde dos servidores públicos estaduais. A crítica é de que o peemedebista apresentou um relatório que não punia ninguém, e agora está sendo beneficiado com uma doação de R$ 2,4 mil do ex-presidente do MT Saúde, Yuri Bastos. “Veja quem agora está beneficiando o candidato do Silval. Os mesmos que destruíram o plano de saúde dos servidores”, diz a mensagem.
Ainda foi citada a conivência de Emanuel Pinheiro com diversas irregularidades. “Enquanto Emanuel ficou cego, surdo e mudo pelas ilegalidades do MT Saúde a ex-deputada Luciane Bezerra pediu a prisão de 18 pessoas”.
O programa eleitoral da candidata Serys Slhessarenko (PRB) exibiu a proposta de construir um Hospital Materno Infantil e a importância de Cuiabá ter a primeira mulher prefeita. O candidato Renato Santtana da Rede Sustentabilidade destacou a importância de um projeto de energia solar.
O procurador Mauro (PSOL) exibiu mais uma vez o mesmo programa no qual se transmite a mensagem de que seus adversários estão desesperados diante da frente popular que vem se formando em torno de sua candidatura.