
Candidato cita importância de preencher a lacuna existente entre os cidadãos surdos e os que ouvem
“Parabéns ao dia do Surdo. Eu vou cuidar de vocês”, disse o candidato a prefeito por Cuiabá Emanuel Pinheiro (PMDB), homenageando os surdos na data de hoje, dia 26 de setembro, data em que se comemora Dia Nacional do Surdo.
A homenagem foi gravada (veja o vídeo abaixo) durante bate-papo descontraído com a Associação de Surdos de Cuiabá. Para Emanuel, a comemoração representa um grande marco histórico das lutas e conquistas dos surdos que buscam diariamente por igualdade de direitos linguísticos e culturais.
“Tenho um sobrinho que é surdo e sei da dificuldade que ele e nós da família enfrentamos para nos comunicarmos. A comemoração do Dia do Surdo é fundamental para que a Sociedade Brasileira tenha mais uma oportunidade de receber informações sobre a Comunidade Surda e se sensibilizar com a causa”, ressaltou Emanuel.
Para o peemedebista o maior desafio do Movimento é a luta em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos no PNE – Plano Nacional de Educação. Dessa forma, pretende oportunizar para as crianças surdas um espaço escolar que favoreça a construção da identidade e que possibilite inclusão social.
Outro objetivo de Emanuel é a capacitação profissional e a valorização das empresas que se tornarem parceiras na empregabilidade à portadores de necessidade especiais.
José Roberto Bolonhês, presidente da Associação dos Surdos, agradeceu a sensibilidade de Emanuel e expôs também a exclusão dos deficientes auditivos em concursos públicos. “Entre tantas coisas, o que mais nos prejudica e a dificuldades de comunicação. Às vezes nos sentimos estrangeiros dentro do nosso próprio país, pois não temos se quer uma prova de concurso que respeite as limitações do surdo”, disse o presidente.
“Iremos corrigir esses erros, não podemos ter a Capital dos 300 anos inacessível aos seus filhos. A maior deficiência esta na comunicação e não nas pessoas. Afinal, se houvesse uma política de inclusão todos nós conseguiríamos nos comunicar facilmente e diminuir a lacuna que existe entre quem escuta e quem não pode ouvir. Essas ações já estão em meu coração e, se Deus me permitir nós teremos uma Capital inclusiva”, finalizou.
Veja o vídeo – https://www.youtube.com/watch?v=PIswgMGmkos