45 Cuiabá PSDB Wilson firma compromisso com o Movimento Negro de Cuiabá

Crédito: Tchélo Figueiredo

O candidato da coligação “Dante de Oliveira” a prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), disse que representantes afrodescendentes farão parte de postos estratégicos na gestão do município. A declaração do candidato ocorreu em encontro com líderes do Movimento Negro da Capital, realizado no último fim de semana, na sede do Grucon (Grupo de União e Consciência Negra), na região do Parque Universitário.

O candidato tucano firmou compromisso junto ao movimento, que assegura a implementação de eixos em programa estratégico voltados à valorização da cultura afro-brasileira. Em 2009, quando administrou Cuiabá, Wilson foi premiado com o título “Mama África”, de melhor política pública para a igualdade racial do Brasil.

Durante o encontro, ele ressaltou sua meta de instituir ações inovadoras, como a reinserção na grade curricular do município do ensino sobre a história da África. Na lista de prioridades, com foco na educação, constam ainda o acesso gratuito à universidade, fazendo parte do plano de melhorias.

“O Brasil é um país multicultural e plural. O país é laico. Deve-se respeito a qualquer manifestação religiosa, desde que não ofenda, não agrida”, assinalou Wilson Santos, frisando ainda que em sua gestão “a prefeitura sempre foi aberta e de atenção a todos, e continuará dessa forma quando eu voltar”.

Em outra reunião com o Grucon, realizada há cerca de 15 dias, Wilson ressaltou a importância dos debates. “Qualquer candidato gostaria de receber o apoio de um grupo como esse. Vocês me conhecem e respeitam o que fizemos como prefeito. Tenho com compromisso histórico com a causa e vamos repetir o trabalho de forma mais profissional e aperfeiçoada”, disse Wilson.

Ele lembrou na ocasião a capacitação para mais de 120 professores, que passaram pelo programa “África na Escola”, promovendo a cultura afro nas unidades de ensino municipais.

“Tivemos muitas dificuldades no início, mas já foram superadas e podemos recomeçar para a construção de políticas públicas que garantam uma sociedade mais justa”, disse Wilson.

Para Jacy Proença, ex-vice-prefeita e militante do movimento, o reconhecimento à causa demonstra que Wilson tem a intenção de fortalecer programas já existentes e criar políticas que mobilizem todos os setores em torno do segmento.

“Por isso, é importante ter representantes junto à administração municipal, que conheçam e trabalhem para atender às demandas, seja na Cultura, Educação ou Saúde. Wilson reconhece essa necessidade e instalamos um comitê para dar início a esses trabalhos ainda na campanha”, disse Jacy.

Como deputado estadual, Wilson foi o autor da lei nº 10.308/2015, que institui a obrigatoriedade de inclusão do conteúdo programático de História, Geografia e Cultura Afro-Brasileira nos currículos educacionais escolares de Ensino Fundamental, do 5º ao 9º anos, e do Ensino Médio no Estado de Mato Grosso.

Related Posts: