Wilson Santos - "Eu já estou satisfeito e sentindo o apoio do prefeito Mendes"

Candidato afirma que não tem expectativas de que o prefeito participe ativamente de sua campanha
O candidato a prefeito, Wilson Santos (PSDB), que demonstrou satisfação com o emprenho de Mauro Mendes (PSB)
AIRTON MARQUES
DA REDAÇÃO
O candidato à Prefeitura de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), afirmou ao MidiaNews que já está satisfeito com o apoio dado pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), mesmo após o gestor declarar que ainda não havia definido se participará ativamente da sua campanha.

Apesar de serem do mesmo grupo político, liderado pelo governador Pedro Taques (PSDB), Wilson e Mendes são desafetos políticos desde eleições passadas, quando disputaram a própria Prefeitura e o Governo do Estado.

Wilson afirmou que, além de estar satisfeito como o tamanho do esforço empenhado por Mendes, não tem expectativas de que o prefeito aumente sua participação na campanha, realizando, por exemplo, gravações para seus programas durante o horário eleitoral.

Ele já está em minha campanha e eu não tenho nada a exigir. A expectativa que tinha dele, já está atendida

O candidato disse que não tem condições de fazer exigências a Mendes.

“Eu já estou satisfeito com o apoio do prefeito Mauro Mendes. Não tenho exigência nenhuma. Foi uma situação surreal ele desistir e eu assumir a candidatura. O que o Mauro já fez até agora é o suficiente. Se ele puder fazer mais, ótimo. Mas já atende minha expectativa”, afirmou.

“Ele já está em minha campanha e eu não tenho nada a exigir. A expectativa que tinha dele, já está atendida”, completou.

De acordo com Wilson, o prefeito já demonstrou apoio a sua candidatura, quando, por exemplo, determinou que o seu secretariado repassasse todas as informações das respectivas pastas a ele.

“O prefeito Mauro Mendes é um homem de partido, e tem demonstrado isso nos últimos dias. Eu já sentei com oito secretários que estão me apresentando a situação de cada Secretaria”, disse.

“O PSB tem nos apoiado. O nosso vice [Leonardo de Oliveira] é do PSB, e estou muito confiante e tranquilo de que o prefeito Mauro Mendes continuará nos apoiando”, declarou.

Na última segunda-feira (22), Mendes disse a imprensa que deve decidir se terá participação ativa na campanha de Wilson no decorrer da campanha. Além disso, ele declarou que respeitará a decisão do seu partido, em apoiar a candidatura do tucano, por ser “homem de respeitar o que foi pactuado”.

Confira os principais trechos da entrevista:

MidiaNews – O senhor  considera o apoio do governador Pedro Taques como um dos seus maiores trunfos nesta campanha?

WS – Qualquer candidato gostaria de ter o apoio do governador de Mendes. São os dois grandes homens públicos mais bem avaliados da cidade.

Na pesquisa do instituto Voice, eu tenho quase 15%. Praticamente sozinho. Quando a população, sentir a presença desse apoio, não há dúvidas de que irá deslocar votos. Nossa tendência é chegar aos 30%, no final do 1º turno.

MidiaNews – O apoio do governador Pedro Taques a sua campanha é inegável. Mas, em relação a Mauro Mendes, as evidências são de que ele não irá entrar na sua campanha. O senhor conta com esse apoio?

Marcus Mesquita/MidiaNews
Wilson Santos 240816
Wilson Santos: "O prefeito Mauro Mendes já está na campanha"
WS – O prefeito Mauro Mendes já está na campanha. Nós últimos três dias eu já conversei com oito secretários, por ordem dele.

MidiaNews – Só isso?

WS – Sim.

MidiaNews – O senhor já está satisfeito com esse "apoio" dado pelo prefeito?

WS - Eu já estou satisfeito e sentindo o apoio do prefeito Mauro Mendes.  Estou satisfeito, mas é claro que posso ficar mais.

MidiaNews – Então, qual seria o seu "sonho de consumo" em relação à participação de Mauro Mendes em sua campanha?

WS – O prefeito já está na campanha. O secretariado já está orientado a prestar todos os esclarecimentos necessários sobre as pastas. A chapa de candidatos a vereadores está trabalhando pedindo voto. E o vice é do PSB.

MidiaNews – Então, o senhor se dá por satisfeito com isso?

WS – Eu sou um homem humilde e honesto. Já estou satisfeito. Não tenho o direito de ter exigências. Foi uma situação surreal, ele desistir e eu assumir a candidatura.

O que o Mauro já fez até agora é o suficiente. Se ele puder fazer mais, ótimo. Mas já atende minha expectativa.  Ele já está em minha campanha e eu não tenho nada a exigir. A expectativa que tinha dele, já está atendida.

MidiaNews - Ele vai fazer gravação o seu programa eleitoral na TV?

WS – Isso é algo que cabe a ele decidir. Eu estou satisfeito.

MidiaNews – Falando um pouco sobre a gestão, quais são os pontos principais da gestão Mendes que o senhor pretende dar continuidade. E o que pretende fazer diferente?

WS – Nós vamos garantir a conclusão do Hospital Pronto-Socorro da Capital, para 315 leitos. É uma obra em parceria com o Estado.

Vamos garantir a conclusão da UPA [Unidade de Pronto Atendimento] do Jardim Leblon e da Cidade Alta/Verdão.

Queremos acelerar o programa de asfaltamento nos bairros. Também quero dar um caráter mais social a gestão. Dando abrigo a população em situação de rua.

Ampliar os centros de referências em ação social para a periferia. Fortalecer o programa Siminina. Trazer de volta do programa “Bom de Bola, Bom de Escola” e, com financiamento privado, o “Cuiabá Vest”.

Será uma gestão que vai garantir a conclusão das obras do prefeito Mendes, mas, ao mesmo tempo, vai aprofundar mais no social.

Marcus Mesquita/MidiaNews
Wilson Santos 240816
Wilson Santos: "O que pretendo é chegar ao último cuiabano. Aquele que está a 150 Km do município"
MidiaNews – Na área da Saúde, a Prefeitura tem a conclusão do novo Pronto-Socorro. O senhor acredita que isso já é o suficiente para acabar com os problemas na área? E quando a unidade ficará pronta?

WS – O que pretendo é chegar ao último cuiabano. Aquele que está a 150 Km do município. Seja com a equipe volante de saúde, seja pelo PSF [Programa de Saúde Familiar].

Aqui na zona urbana, quero ter um sistema com início, meio e fim. Temos hoje 70 equipes do Programa Saúde da Família. Isso cobre 58% da população SUS (Sistema Único de Saúde).

Quero implantar mais 30 equipes, e chegar a 100 equipes, atendendo quase 80% da população atendida pelo SUS. Diga-se de passagem, que na minha gestão, eu implantei 36 equipes de PSF. Tudo isso é na atenção básica.

Na saúde emergencial, queremos concluir as duas UPA’s, do Jardim Leblon e Cidade Verde/Verdão, e concluir o Hospital Pronto-Socorro.

Teremos, então, toda a área de urgência, com um novo hospital com 315 leitos, e, descentralizado, uma UPA, por região.

Então, teremos 100 equipes de PSF, na atenção básica, cinco policlínicas na atenção secundária, e cinco unidades de pronto-atendimentos.

Com isso, creio que vamos dar um grande salto de qualidade no atendimento. Pois, além de manter o Hospital São Benedito, quero também avançar no atual Pronto-Socorro Municipal, mas ainda não definimos o que pode ser feito com ele.

Acredito que entre a conclusão da construção, equipamento, e colocar para funcionar, ainda vão demorar em torno de 18 meses. O importante disso é o apoio financeiro e político do governo Pedro Taques.

MidiaNews – Mesmo não tendo se preparado para ser candidato a prefeito, o senhor esperava voltar à Prefeitura, algum dia?

Vou trabalhar para reverter isso. Vou mostrar serviços prestados e amadurecimento. Vamos fazer programas focados em propostas

WS – Não, esse ciclo já havia passado. Para mim foi uma enorme surpresa. Sei que a político é um território do imponderável, mas não sabia que o seria tão imponderável assim. Confesso, que ainda estou sob o impacto da surpresa.

MidiaNews  - O senhor fala de se redimir do erro de ter deixado a Prefeitura, no meio de um mandato, em 2010. O senhor acredita que os cuiabanos estão prontos para perdoá-lo?

WS – Já começou a perdoar quando me deram a votação, na qual pude voltar a Assembleia Legislativa. Fui o 3º mais votado em Cuiabá, nas eleições de 2014. Então, já há um processo de reconhecimento dos trabalhos prestados e sinceridade em minha postura.

MidiaNews – De acordo com o levantamento do instituto Voice Pesquisas, o senhor possui 35,5% de rejeição entre os eleitores cuiabanos. Como está o trabalho para reverter este quadro?

WS – Quando se tem 35,5% de rejeição, significa que 65,5% da população admite votar em mim. O que é um percentual muito elevado.

Vou trabalhar para reverter isso. Vou mostrar serviços prestados e amadurecimento. Vamos fazer programas focados em propostas. E, esclarecer algumas questões, como a da ETA Tijucal, em que boa parte da população não acredita que exista. Mas, nós vamos comprovar com imagens.

É uma grande oportunidade, em veículos de massa, para eu prestar contas daquilo que fiz. Tenho certeza que com trabalho e humildade, nós vamos baixar a rejeição e ir para o 2º Turno.

0 comments:

Postar um comentário

SITE SITE CUIABÁ FOCO MT