Se antes a preocupação dos principais candidatos à sucessão em Cuiabá era com Mauro Mendes (PSB), então favorito absoluto à reeleição, agora o temor é por outro Mauro. O procurador da Fazenda Nacional Mauro César Lara de Barros, do radical Psol, é considerado hoje favorito na corrida ao Palácio Alencastro, deixando para trás nomes tradicionais da política e acostumados aos embates eleitorais, como os deputados Emanuel Pinheiro (PMDB) e Wilson Santos (PSDB).

Mauro Lara (Psol) tem visibilidade eleitoral e sua candidatura, mesmo isolada, leva preocupação aos adversários na Capital
É dentro dessa expectativa que se desenha disputa de dois turnos. Uns acham que Mauro pode até avançar para a segunda etapa, tirando do páreo Wilson ou Emanuel. Outros acreditam que, com o afunilamento da campanha, os indecisos vão diminuindo naturalmente.
Os vídeos com mensagem de Mauro, com 16 segundos, um dos menores tempo do horário eleitoral, registram mais curtidas e compartilhamento nas redes sociais. Desta vez, o candidato do Psol começa a tirar o sono dos demais concorrentes.
Mauro "arrebanha" os votos de protesto, em meio a onda nacional de revolta, crises e desilusões. E ainda tem a vantagem de ter como principais adversários figuras com certo desgaste por serem carreiristas e populistas, como Wilson e Emanuel.
O procurador, como gosta de ser chamado, pode não ser eleito, mas tende a obter votação expressiva, assim como foi para deputado federal, em 2014, quando conquistou 84.208 votos. Ficou em 7º lugar e só não está na bancada federal mato-grossense hoje porque a sua candidatura isolada não empurrou votos suficientes para atingir o quociente eleitoral.
O procurador Mauro, que já disputou, sem êxito, várias eleições, como de prefeito, de deputado, de senador e de governador -, não tem "rabo" na política. Rejeita coligações para sustentar a tese do "diferente". E esses argumentos lançados aos ouvidos de eleitores descrentes com a classe política começam a refletir positivamente na campanha do candidato do Psol.
E a briga pelo Alencastro ainda conta com outro componente: o ex-juiz federal Julier Sebastião (PDT), sem desgaste, bom de oratória, com a "lingua afiada" e pronto para dar de ombros nos adversários. Enquanto o prefeito Mauro "torce" pelo ex-desafeto Wilson, assim como o governador Pedro Taques, Emanuel aglutina políticos rejeitados pelo Palácio Paiaguás e Julier corre por fora. O que eles não contavam é que o procurador Mauro fosse se tornar a "bola da vez".

0 comments:
Postar um comentário
SITE SITE CUIABÁ FOCO MT