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Da Reportagem
A disparidade entre os candidatos a prefeito de Cuiabá na capacidade de investimento em produção audiovisual marcou a estreia da propagada na televisão ontem e também deixou evidente que as mudanças nas regras eleitorais, especialmente a proibição de financiamento empresarial, colocadas em prática nesta eleição tiveram impacto nas campanhas. Se, por um lado, os candidatos Wilson Santos (PSDB) e Emanuel Pinheiro (PMDB), puderam apresentar com tranquilidade e maior qualidade técnica suas propostas e biografia, do outro, os demais candidatos optaram por campanhas mais simples e os que tiveram poucos segundos no ar - Procurador Mauro (Psol) e Renato Santtana (Rede) - aproveitaram para redirecionar suas audiências a outro importante canal de divulgação: as redes sociais.
Com maior tempo de TV – 3 minutos e 44 segundos - o candidato da coligação “Um Novo Prefeito Para Uma Nova Cuiabá”, Emanuel Pinheiro (PMDB), optou por um programa mais emotivo, no qual relembrou o assassinato do seu pai, o ex-deputado Emanuel Pinheiro, morto em 1974.
“Eu não sou um acidente de percurso. Eu me preparei a vida inteira para ser político. Desde a morte de meu pai eu tomei para mim o ideal de continuar o seu trabalho e sua luta política e chegar aonde ele não pode chegar”, disse Emanuel Pinheiro, no programa idealizado pelo marqueteiro Antero Paes de Barros. Pinheiro chegou a chorar ao relembrar o assassinato do pai e passou boa parte da apresentação com falas sobre a importância da sensibilidade com as pessoas, além de declarações de filhos, esposas e amigos.
Como apoio, Emanuel Pinheiro apresentou o sindicalista Clédison Gonçalves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil (Siagespoc). Pinheiro ganhou o apoio de boa parte dos servidores ao defender o pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA).
O segundo maior programa, com 3 minutos e 12 segundos, Wilson Santos, candidato da coligação “Dante de Oliveira” mostrou a sua trajetória de vida: da chegada humilde, como criança em Cuiabá até a formação de uma família em Cuiabá. Neste meio tempo a construção de uma história como professor, político que conseguiu se eleger vereador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Cuiabá.
Foi o único programa que dedicou um tempo ao candidato a vice-prefeito, o vereador Leonardo de Oliveira. O vídeo valorizou o fato dele ser sobrinho do falecido ex-governador Dantes de Oliveira (PSDB), a figura política mais importante de Mato Grosso.
O programa foi ainda o único que apostou no uso de um jingle. Já na parte final, a narração aposta na experiência de Wilson Santos. “A vida é feita de altos e baixos. E são os erros que ensinam e preparam para fazer certo da próxima vez, mesmo quando novos desafios surgem. Quem tem experiência sabe como sacudir a poeira sabe como sacudir a poeira e seguir adiante”. O comando do marketing da campanha de Wilson Santos é do jornalista Kléber Lima.
O programa da coligação “Cuiabá: Futuro e Inclusão”, apresentou o candidato Julier Sebastião (PDT) como o juiz federal responsável pela prisão do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro e usou a palavra “justiça” como mote. “A coragem e o pulo firme são atributos que acho fundamentais para um prefeito exercer um bom mandato. E esses atributo a magistratura me deu. E eu tenho o maior orgulho de ter sido juiz federal por conta disso”, disse Julier. “E ter recuperado para o erário publico cerca de meio bilhão de dólares é um atributo fruto do resultado do meu trabalho como juiz federal que me qualifica para ser prefeito de Cuiabá”, completou.
A candidata da coligação “Cuiabá Levada a Sério”, Serys Slhessarenko (PRB), falou um pouco sobre a origem familiar e convidou os expectadores a acompanharem os próximos programas para saberem mais sobre sua luta. A candidata apareceu com o slogan “Serys Pulso Firme – Mãos Limpas”.
“Nasci numa família humilde no meio da roça. Meus pais trabalhavam em uma fazenda. Gente modesta, mas com valores. Me ensinaram que para crescer é preciso ter fé em Deus, estudo e bom caráter”, resumiu a ex-senadora.
O procurador Mauro (Psol) foi quem abriu o programa. Com apenas 15 segundos, o candidato convidou a população para conhecer as suas propostas por meio das mídias sociais. Assim como o Procurador Mauro, Renato Santana (REDE) convidou os cuiabanos para acompanha-lo nas redes sociais, tendo em vista que possui apenas 14 segundos na TV para expor as suas propostas. Além disso, relatou rapidamente sua preocupação com o meio ambiente.
A ordem de veiculação da propaganda obedecerá a um rodizio: o último a veicular em determinado dia, será sempre o primeiro a exibir sua propaganda eleitoral no dia seguinte.
Graças à mudança na legislação eleitoral, os programas eleitorais, tanto no rádio quanto na TV, terão duração de 10 minutos. Além disso, o espaço será reservado apenas para os candidatos a cargo majoritário, no caso os candidatos a prefeito. Na televisão, serão exibidos às 12h, pela manhã e 19h, no horário noturno.
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